Estratégia à Conservação e Uso Sustentável do Entorno de Reservatórios

Context

O entorno de reservatórios artificiais apresenta desafios ecológicos significativos devido às atividades humanas e aos impactos gerados pela construção e operação do reservatório. A conservação da biodiversidade e o uso sustentável das áreas ao redor do reservatório são essenciais para mitigar os efeitos negativos sobre o ecossistema local. Dessa forma, o planejamento adequado é fundamental para preservar as áreas de vegetação nativa, restaurar as áreas degradadas e garantir a continuidade da função ecológica da região.

Methodology performed

A metodologia aplicada incluiu uma abordagem integrada, envolvendo a avaliação do uso atual do solo e identificando áreas de riscos. Para isso, foram realizados levantamentos ambientais e socioeconômicos, com ênfase naqueles mais vulneráveis à transformação ambiental. Foram considerados ainda, os efeitos do uso do solo (agricultura, urbanização etc.) sobre as áreas o que permitiu a proposição de ações voltadas para o controle da erosão, recuperação de habitats e restauração das áreas afetadas.

Results

Essa análise de dados integrativa, resultou em uma série de propostas e ações focadas na restauração de vegetação nativa e na recuperação de áreas degradadas. As iniciativas visam minimizar os impactos negativos das atividades humanas, promovendo a sustentabilidade ambiental e assegurando a função ecológica da área ao longo do tempo.

Status

Complete

Year

2023

Category

Permissing

Outros Cases

Plano Integrado como estratégia de resposta à incêndio florestal

Altas temperaturas, material combustível e oxigênio formam a combinação perfeita para a ocorrência de incêndios florestais. No Brasil, esses eventos são mais comuns entre maio e outubro, devido à diminuição da precipitação e umidade relativa, além da intensificação dos ventos.

Environmental investigation of liabilities

Development of the Preliminary Assessment Report and the Confirmatory Investigation Plan in areas of paralyzed mines.

Hydrogeological model

Development of a conceptual hydrogeological model of a mine in Moatize, a city in the province of Tete in Mozambique.