Licenciamento Ambiental e Gestão de Processos Ambientais

Context

A execução de estudos e atividades de licenciamento ambiental é essencial para garantir a conformidade e minimizar os impactos ambientais de projetos de infraestrutura energética, como linhas de distribuição de energia, subestações e usinas hidrelétricas. Esses empreendimentos frequentemente impactam ecossistemas sensíveis e áreas de preservação, exigindo uma análise detalhada e a aplicação de boas práticas ambientais em conformidade com as regulamentações vigentes.

Methodology performed

A metodologia adotada para esses projetos abrange uma série de estudos técnicos e processos de monitoramento contínuo para atender às exigências do licenciamento ambiental.

Results

A execução dos estudos de licenciamento ambiental e monitoramento contínuo permitiu o atendimento integral às exigências legais e regulamentares, facilitando o deferimento das licenças ambientais necessárias para o início e continuidade das obras. O processo assegurou a conformidade com as normativas de proteção ambiental e a mitigação de impactos, garantindo que as atividades do projeto fossem executadas de forma sustentável.

Status

Complete

Year

2023

Category

Permissing

Outros Cases

Plano Integrado como estratégia de resposta à incêndio florestal

Altas temperaturas, material combustível e oxigênio formam a combinação perfeita para a ocorrência de incêndios florestais. No Brasil, esses eventos são mais comuns entre maio e outubro, devido à diminuição da precipitação e umidade relativa, além da intensificação dos ventos.

Forest fires

Development of a plan for monitoring of surface waters, bottom sediments, soils, fish, fruits and tree canopy as a result of the application of flame retardants in areas where forest fire mitigation actions are planned in the state of Pará, Brazil.

Conceptual and executive level closure plan

Mine operations with the need to plan structured actions, in line with the best international practices, in order to guarantee the physical and chemical stability of the structures, enabling the future use and socio-environmental sustainability of the enterprise in the decommissioning and post-decommissioning phases.