Licenciamento Ambiental Empreendimento Minerário

Context

Desenvolvimento do Licenciamento Ambiental por meio da elaboração de estudos ambientais e monitoramento de aspectos dos meios físico, biótico e socioeconômico para atividade do segmento minerário, incluindo estradas de acesso e linha de transmissão no bioma da Amazônia, no estado do Pará.

Methodology performed

Para a realização dos estudos, considerou-se equipe multidisciplinar capacitada para a execução de serviços diversos, como:

  • Gestão Ambiental;
  • Monitoramento de Flora e Fauna locais;
  • Monitoramento de Aspectos do Meio Físico (Vibração, Qualidade do Ar, Recursos Hídricos etc.);
  • Obtenção de Dados Socioeconômicos das Comunidades.

Results

Os principais resultados observados até o momento são: atendimento eficiente de demandas regulatórias do Licenciamento Ambiental; geração de dados ambientais pertinentes para a sociedade; e fornecimento de informações imprescindíveis para tomada de decisão, visando a sustentabilidade da atividade licenciada.

Status

Em Andamento

Year

2025

Category

Environment

Outros Cases

Plano de Avaliação e Recuperação Emergencial

Desenvolvimento de um plano preventivo focado na criação de estratégias de recuperação de longo prazo, com o objetivo de estruturar as ações para um hipotético evento de rompimento. O objetivo foi avaliar os impactos sociais, ambientais e econômicos que possam surgir em decorrência de falha em estruturas de disposição de rejeitos, considerando a extensão dos danos locais e suas repercussões a médio e longo prazo, e engajar stakeholders na definição e implementação das ações de recuperação.

Recuperação de Áreas Degradadas – RAD

Recuperação de áreas degradadas e plantios compensatórios vinculados a condicionantes ambientais. Metodologia Produção e plantio de mudas nativas do bioma Amazônia com manutenção das áreas sob recuperação ambiental e restauração florestal.

Monitoramento Hidrossedimentológico

O monitoramento hidrossedimentológico é essencial para avaliar os impactos ambientais decorrentes da sedimentação, erosão e suas consequências nos ecossistemas aquáticos. Esses processos afetam a qualidade da água, a dinâmica sedimentológica e a biodiversidade aquática, comprometendo a saúde ambiental de reservatórios e outros corpos hídricos.