Elaboração de Estudos Socioambientais

Context

Desenvolvimento de Estudos Socioambientais para implantação de novas escolas públicas por meio de Parceria Público-Privada. Este projeto abrange a elaboração de diagnósticos, análise de restrições ambientais da área de inserção e legislações vigentes aplicáveis, considerando as recomendações voltadas às ações pertinentes e de boas práticas que garantam a adequada implantação dos projetos e consequentemente sua operação. 

Methodology performed

Os Estudos Socioambientais abordaram a avaliação dos aspectos sociais e ambientais que pudessem impactar a implantação do projeto, além de ter mapeado todos os riscos relacionados à área de intervenção e seu entorno, seguindo as premissas de estruturação elaborada pela Clam, como proposta de atendimento às diretrizes das instituições financiadoras. Para desenvolvimento dos estudos, foram analisadas as legislações vigentes nas três esferas (Federal, Estadual e Municipal), além de observadas as especificidades quanto à regularização ambiental e aos respectivos órgãos competentes no estado objeto da implantação, com base em diagnósticos elaborados nas temáticas de Meio Físico, Meio Biótico, Meio Socioeconômico e Patrimônio Histórico – Cultural e Arqueológico.

Results

Recomendações quanto às obrigações legais e relacionadas a boas práticas foram registradas com o objetivo de prevenir passivos e garantir ações de controle ambiental, além do cumprimento das obrigações legais pertinentes à implantação do projeto, subsidiando o empreendimento quanto ao mapeamento de riscos ambientais e ações pertinentes para a devida execução do projeto.

Status

Complete

Year

2024 e 2025

Category

Environment

Outros Cases

Licenciamento Ambiental e Gestão de Processos Ambientais

A execução de estudos e atividades de licenciamento ambiental é essencial para garantir a conformidade e minimizar os impactos ambientais de projetos de infraestrutura energética, como linhas de distribuição de energia, subestações e usinas hidrelétricas. Esses empreendimentos frequentemente impactam ecossistemas sensíveis e áreas de preservação, exigindo uma análise detalhada e a aplicação de boas práticas ambientais em conformidade com as regulamentações vigentes.

Estratégia à Conservação e Uso Sustentável do Entorno de Reservatórios

O entorno de reservatórios artificiais apresenta desafios ecológicos significativos devido às atividades humanas e aos impactos gerados pela construção e operação do reservatório. A conservação da biodiversidade e o uso sustentável das áreas ao redor do reservatório são essenciais para mitigar os efeitos negativos sobre o ecossistema local. Dessa forma, o planejamento adequado é fundamental para preservar as áreas de vegetação nativa, restaurar as áreas degradadas e garantir a continuidade da função ecológica da região.

Monitoramento Hidrossedimentológico

O monitoramento hidrossedimentológico é essencial para avaliar os impactos ambientais decorrentes da sedimentação, erosão e suas consequências nos ecossistemas aquáticos. Esses processos afetam a qualidade da água, a dinâmica sedimentológica e a biodiversidade aquática, comprometendo a saúde ambiental de reservatórios e outros corpos hídricos.