Elaboração de Estudos Socioambientais

Context

Desenvolvimento de Estudos Socioambientais para implantação de novas escolas públicas por meio de Parceria Público-Privada. Este projeto abrange a elaboração de diagnósticos, análise de restrições ambientais da área de inserção e legislações vigentes aplicáveis, considerando as recomendações voltadas às ações pertinentes e de boas práticas que garantam a adequada implantação dos projetos e consequentemente sua operação. 

Methodology performed

Os Estudos Socioambientais abordaram a avaliação dos aspectos sociais e ambientais que pudessem impactar a implantação do projeto, além de ter mapeado todos os riscos relacionados à área de intervenção e seu entorno, seguindo as premissas de estruturação elaborada pela Clam, como proposta de atendimento às diretrizes das instituições financiadoras. Para desenvolvimento dos estudos, foram analisadas as legislações vigentes nas três esferas (Federal, Estadual e Municipal), além de observadas as especificidades quanto à regularização ambiental e aos respectivos órgãos competentes no estado objeto da implantação, com base em diagnósticos elaborados nas temáticas de Meio Físico, Meio Biótico, Meio Socioeconômico e Patrimônio Histórico – Cultural e Arqueológico.

Results

Recomendações quanto às obrigações legais e relacionadas a boas práticas foram registradas com o objetivo de prevenir passivos e garantir ações de controle ambiental, além do cumprimento das obrigações legais pertinentes à implantação do projeto, subsidiando o empreendimento quanto ao mapeamento de riscos ambientais e ações pertinentes para a devida execução do projeto.

Status

Complete

Year

2024 e 2025

Category

Environment

Outros Cases

Plano Integrado como estratégia de resposta à incêndio florestal

Altas temperaturas, material combustível e oxigênio formam a combinação perfeita para a ocorrência de incêndios florestais. No Brasil, esses eventos são mais comuns entre maio e outubro, devido à diminuição da precipitação e umidade relativa, além da intensificação dos ventos.

Plano de Avaliação e Recuperação Emergencial

Desenvolvimento de um plano preventivo focado na criação de estratégias de recuperação de longo prazo, com o objetivo de estruturar as ações para um hipotético evento de rompimento. O objetivo foi avaliar os impactos sociais, ambientais e econômicos que possam surgir em decorrência de falha em estruturas de disposição de rejeitos, considerando a extensão dos danos locais e suas repercussões a médio e longo prazo, e engajar stakeholders na definição e implementação das ações de recuperação.

Monitoramento Hidrossedimentológico

O monitoramento hidrossedimentológico é essencial para avaliar os impactos ambientais decorrentes da sedimentação, erosão e suas consequências nos ecossistemas aquáticos. Esses processos afetam a qualidade da água, a dinâmica sedimentológica e a biodiversidade aquática, comprometendo a saúde ambiental de reservatórios e outros corpos hídricos.