Resumo
A erosão é um dos principais temas da geomorfologia internacional e nacional, abrangendo uma série de formas e processos morfodinâmicos de origem natural e/ou antrópica. A erosão acelerada, por sua vez, é dos principais eixos temáticos de estudos das relações entre as atividades humanas e o desequilíbrio dos processos geomorfológicos. O Quadrilátero Ferrífero, situado próximo a Belo Horizonte – MG, representa um dos mais importantes domínios geomorfológicos e geológicos de Minas Gerais, bem como uma das áreas mais representativas em termos de erosão acelerada, principalmente voçorocamentos. Enquanto as zonas serranas que delimitam o Quadrilátero são áreas preferenciais para movimentos de massa como deslizamentos de encosta, com destaque para Ouro Preto e Belo Horizonte, a porção interior suavizada que coincide com as friáveis rochas do Complexo do Bação (embasamento cristalino) é marcada por inúmeros voçorocamentos. O presente trabalho visa apresentar, por meio de um levantamento bibliográfico, o atual “estado da arte” dos estudos sobre erosão no Quadrilátero Ferrífero, abrangendo a bacia do alto Vale do Rio das Velhas, afluente do Rio São Francisco. Foram investigadas publicações do período entre 2000 e 2006 e levantados os autores, as instituições de origem e os temas dos trabalhos para permitir a sistematização dos estudos. Para tanto, foram consultadas fontes diversas como livros, periódicos, anais de eventos geomorfológicos e geológicos, e sites da Internet. Foram considerados trabalhos sobre todos os tipos de erosão, incluindo erosão de encostas e fluvial. A pesquisa aponta, deste modo, os principais eixos de investigação sobre erosão na área e as principais lacunas existentes, contribuindo para futuros estudos geomorfológicos regionais. Os resultados mostram que a maioria dos estudos realizados se concentra em instituições de municípios situados na própria área de abrangência do Quadrilátero Ferrífero, com destaque para a UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) e a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Destacam-se os estudos sobre a relação entre atividades antrópicas e erosão acelerada, principalmente voçorocamentos, nos municípios de Ouro Preto e Belo Horizonte.
Introduction
O estado da arte da pesquisa sobre erosão denota um crescimento dos estudos em todas as partes do mundo no sentido de produzir conhecimento técnico-científico para a compreensão desse fenômeno que causa sérios prejuízos de diversas formas e em diversas escalas, tanto no meio rural como no meio urbano (Silva, Schulz, Camargo, 2003). Faz-se necessário o entendimento dos processos erosivos para avaliações de impactos ambientais e a manutenção e manejo corretos do solo (Vale, Bezerra, Rodrigues, 2006).
Cunha, 1995 define a erosão do solo como “um processo que ocorre em duas fases: uma que constitui a remoção de partículas, e outra que é o transporte dessa material, efetuado pelos agentes erosivos. Quando não há energia suficiente para continuar ocorrendo o transporte, uma terceira fase acontece que é a deposição desse material transportado”. Dessa forma, a erosão ocorre a partir do momento em que as forças que removem e transportam materiais excedem aquelas que tendem a resistir a erosão.
Em bacias hidrográficas o estudo sobre erosão se torna mais complexo haja vista não só a perda de solos, mas também os impactos ambientais sobre cursos fluviais. Estes cursos geralmente constituem o local de destino das partículas de solo removido (sedimento), degradando o canal de drenagem não só do ponto de vista da alteração física, mas também da alteração das características físicas e químicas da água do rio. (Silva, Schulz, Camargo, 2003). Dessa forma, em estudos de erosão em bacias hidrográficas é imprescindível o conhecimento da dinâmica fluvial da região a ser analisada.
Considerando a concatenação de processos erosivos e a dinâmica fluvial, este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre o tema erosão no Quadrilátero Ferrífero levando em consideração a abordagem desse domínio geomorfológico nos limites da bacia do Alto Rio das Velhas. O estudo da arte aqui realizado se constitui como uma etapa preliminar do Projeto “A relação entre uso do solo, erosão acelerada e impactos na dinâmica fluvial na Bacia do Alto Rio das Velhas/MG”. Dessa forma, o trabalho procura apontar os principais institutos de pesquisa, os trabalhos e abordagens mais recentes sobre os processos erosivos decorrentes do uso e da ocupação do solo da referida região.
Região Analisada
A região a ser estudada se refere à parte da Bacia do Alto Rio das Velhas que está inserido no domínio Geomorfológico do Quadrilátero Ferrífero.
O Quadrilátero Ferrífero possui, em toda sua totalidade, cerca de 7200 Km². Encontra-se no interior do Estado de Minas Gerais, junto à borda sul do Cratón de São Francisco. O clima é marcado pelo tropical semi-úmido, apresentando duas estações bem definidas; o verão úmido e o inverno seco. Como afirma SALGADO, 2006 “Constitui-se como uma das mais importantes províncias minerais do Brasil, além de possuir um significativo interesse geomorfológico devido a sua complexa estrutura geológica”.
Acesse o artigo completo gratuitamente: