GWS Engenharia Participa do COBRAMSEG com Minicurso sobre Gestão de Risco em Estruturas Geotécnicas

Above all, GWS Engenharia, empresa parceira da Clam em sustentabilidade e engenharia consultiva, participou do COBRAMSEG 2024, evento essencial para o avanço do conhecimento na área de engenharia, que está acontecendo no Expocentro Balneário Camboriú em Santa Catarina, entre os dias 24 a 27 de setembro . Durante o evento, Lucas Brasil, Sócio-Diretor da GWS, ministrou o minicurso intitulado “Conceitos e Orientações sobre Gestão de Risco Aplicado a Estruturas Geotécnicas”. 

O treinamento teve o objetivo de capacitar profissionais na identificação, avaliação e mitigação de riscos em estruturas geotécnicas, como barragens, taludes e fundações. Os participantes tiveram a oportunidade de se aprofundarem em temas cruciais, incluindo os princípios fundamentais da gestão de riscos, a análise de probabilidade e consequências, além da implementação de medidas de controle e monitoramento. 

Lucas Brasil, Sócio-Diretor da GWS, realiza minicurso “Conceitos e Orientações sobre Gestão de Risco Aplicado a Estruturas Geotécnicas” durante a COBRAMSEG 2024.

Os tópicos abordados no minicurso foram:

– Princípios e orientações sobre gestão de risco segundo a ISO 31000.
– Contexto normativo atual
– Metodologias de Análise de Risco e sua aplicabilidade
– Riscos Geotécnicos, incluindo identificação, análise, classificação e tratamento, além do processo de comunicação, monitoramento e revisão.

A participação da GWS Engenharia no COBRAMSEG 2024 reafirma o compromisso com a disseminação de conhecimento técnico de alta relevância para a engenharia geotécnica, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e seguro das estruturas geotécnicas no Brasil.


Confira mais sobre a parceria entre a Clam e a GWS Engenharia:

Autor

Outras do Blog

ESG vs. Corporate Sustainability

O ESG, que abrange práticas ambientais, sociais e de governança, surgiu em 2004 como uma resposta ao desafio da ONU para integrar essas questões no mercado de capitais. Esse conceito visa não apenas gerar lucro, mas também criar valor para as partes interessadas, promovendo sustentabilidade a longo prazo. O ESG está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e é fundamental para a perenidade das empresas, pois conecta práticas sustentáveis com uma governança robusta e responsável. A sustentabilidade corporativa, originada do desenvolvimento sustentável, complementa o ESG ao focar no uso estratégico dos recursos naturais para garantir a autonomia das próximas gerações.

ESTRUTURA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA

A estrutura de governança corporativa é vital para o bom desempenho das organizações. Composta por sócios, conselho de administração, diretoria e órgãos de fiscalização, essa estrutura promove a transparência, ética e responsabilidade, garantindo a sustentabilidade e competitividade da empresa.

FÓRUM CONEXÃO ESG – Pará 2025