Clam recebe certificação de fornecedor “prata” pela CEMIG

A Clam acaba de receber a Certificação de Fornecedor “Prata”, conferido pela CEMIG – Companhia Energética de Minas Gerais, em reconhecimento pelos bons resultados alcançados no desenvolvimento de Serviços Ambientais para Elaboração de Estudos, Especificações Técnicas e Execução de Programas Ambientais previstos no processo de Licenciamento Ambiental e Sistema Integrado de Gestão das instalações da companhia, realizados no período de janeiro a junho de 2024.

O Certificado Prata de Fornecedor da CEMIG reconhece um atendimento acima da meta dos indicadores de qualidade, prazo, segurança ocupacional e compliance.

Desenvolvimento de Projetos Ambientais Abrangentes

O cumprimento deste projeto vem sendo realizado pela Clam há 2 anos e 5 meses e envolve diversas instalações da CEMIG, tais como: 44 usinas hidrelétricas, 8 áreas de fotovoltaicas, 2 centrais eólicas, e várias linhas de distribuição e subestações. Tem como área de abrangência quase 200 municípios, com destaque para o estado de Minas Gerais, além dos estados de GO, ES, RJ, CE e SC.

Colaborador Clam a serviço da CEMIG

Para o desenvolvimento, é despendida uma equipe multidisciplinar, abrangendo as seguintes áreas de competência:

  • Monitoramento hídrico, incluindo parâmetros físico-químicos e hidrobiológicos dos reservatórios e seus afluentes, bem como o monitoramento de potabilidade e efluentes industriais e sanitários;
  • Monitoramento de peixes, incluindo estudos de ecologia trófica, biologia reprodutiva e monitoramento de ovos e larvas;
  • Monitoramento de diversos grupos de fauna e de ecologia da paisagem; 
  • Inventários de flora e programas de recuperação de áreas degradadas, abrangendo diferentes biomas brasileiros;
  • Execução e desenvolvimento de Programas e Ações Socioambientais junto às comunidades do entorno dos reservatórios, incluindo Programas de Educação Ambiental Corporativos voltados às práticas ESG.

A execução inclui também diversos estudos de Licenciamento e Regularização Ambiental para as instalações da CEMIG, como: Relatórios e Programas de Controle Ambiental, Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatórios Artificiais, Avaliação de Passivos Ambientais, Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Estudos para Patrimônio Material e Imaterial e Arqueológico, Prospecções Espeleológicas e Relatórios de Condicionantes Ambientais.

Resultados Expressivos em Números

Falando em números, no período total de desenvolvimento do Projeto até o momento (2 anos e 5 meses), foram realizados pelas equipes da Clam:

  • Mais de 1700 entregas de relatórios técnicos;
  • Mais de 2.000 produtos cartográficos elaborados;
  • Mais de 1.500 saídas de campo, com cerca de 13.500 dias de equipes em campo, somando mais de 132.000 horas de equipes em campo;
  • Mais de 1.2 milhões de km rodados com veículos terrestres e mais de 34.000 km navegados com embarcações;
  • Mais de 70 mil parâmetros de monitoramento hídrico amostrados;
  • Mais de 17 mil indivíduos da ictiofauna (espécies de peixes) amostrados;
  • Mais de 80 mil indivíduos de fauna terrestre/alada registrados, com mais de 4.500 dias de armadilhas instaladas;
  • Mais de 270 eventos de socioeconomia executados com as partes interessadas das comunidades, com mais de 9 mil participantes no total;
  • Mais de 160 serviços de Estudos de Licenciamento Ambiental (RCA, PCA, RAS, PACUERA, etc).
Colaborador Clam a serviço da CEMIG

Contribuição Sustentável e Cumprimento das Normativas Ambientais

A Clam se orgulha em fazer parte e contribuir de forma significativa para o desenvolvimento deste Projeto, desempenhando um papel essencial no cumprimento das normativas ambientais da CEMIG e na manutenção da sustentabilidade dos empreendimentos da companhia.

Colaborador Clam a serviço da CEMIG

Autor

Outras do Blog

Clam e Sinduscon-MG firmam parceria para promover ESG e sustentabilidade na construção civil

ESG vs. Corporate Sustainability

O ESG, que abrange práticas ambientais, sociais e de governança, surgiu em 2004 como uma resposta ao desafio da ONU para integrar essas questões no mercado de capitais. Esse conceito visa não apenas gerar lucro, mas também criar valor para as partes interessadas, promovendo sustentabilidade a longo prazo. O ESG está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e é fundamental para a perenidade das empresas, pois conecta práticas sustentáveis com uma governança robusta e responsável. A sustentabilidade corporativa, originada do desenvolvimento sustentável, complementa o ESG ao focar no uso estratégico dos recursos naturais para garantir a autonomia das próximas gerações.

Diálogo social e relacionamento com comunidades

O diálogo social é fundamental para o fortalecimento das relações entre empresas e comunidades, promovendo a transparência, a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável. Uma consultoria especializada auxilia na mediação de conflitos, no mapeamento de stakeholders e na implementação de estratégias eficazes de engajamento comunitário.