Mobilização Social para Ações do PAEBM

Contexto

Desenvolvimento de estratégias de mobilização e engajamento social das comunidades locais, para promover a ampla divulgação das informações sobre as ações do PAEBM – Programa de Emergência de Barragens de Mineração, viabilizando a participação popular na pauta de segurança e difundindo a cultura prevencionista.

Metodologia

Contratação de moradores locais para atuarem nas atividades de mobilização junto às equipes Clam para as ações do PAEBM (Simulados Práticos, Seminários Orientativos e Testes de Sirenes), promovendo a inclusão da comunidade nas atividades realizadas pelo empreendimento na região e fomentando o desenvolvimento socioeconômico local, com apoio na geração de trabalho e renda.

Resultados

A participação ativa dos moradores locais nas ações de comunicação prévias aos eventos do PAEBM contribuiu para a valorização do conhecimento da população local sobre o território, o fortalecimento dos vínculos comunitários e o aumento da credibilidade das informações repassadas pelas equipes. As atividades levaram informação e conscientização para mais de 200 famílias locais e incentivaram o aumento do engajamento dos moradores nos eventos de segurança do PAEBM.

Status

Em andamento

Ano

2024 e 2025

Categoria

Meio ambiente

Outros Cases

Plano de fechamento em nível conceitual e executivo

Operações de mina com necessidade de planejar ações estruturadas, alinhadas com as melhores práticas internacionais, com a finalidade de garantir a estabilidade física e química das estruturas, possibilitando o uso futuro e a sustentabilidade socioambiental do empreendimento nas fases de descomissionamento e pós-descomissionamento.

Monitoramento Hidrossedimentológico

O monitoramento hidrossedimentológico é essencial para avaliar os impactos ambientais decorrentes da sedimentação, erosão e suas consequências nos ecossistemas aquáticos. Esses processos afetam a qualidade da água, a dinâmica sedimentológica e a biodiversidade aquática, comprometendo a saúde ambiental de reservatórios e outros corpos hídricos.

Estratégia à Conservação e Uso Sustentável do Entorno de Reservatórios

O entorno de reservatórios artificiais apresenta desafios ecológicos significativos devido às atividades humanas e aos impactos gerados pela construção e operação do reservatório. A conservação da biodiversidade e o uso sustentável das áreas ao redor do reservatório são essenciais para mitigar os efeitos negativos sobre o ecossistema local. Dessa forma, o planejamento adequado é fundamental para preservar as áreas de vegetação nativa, restaurar as áreas degradadas e garantir a continuidade da função ecológica da região.