Plano de fechamento em nível conceitual e executivo

Contexto

Operações de mina com necessidade de planejar ações estruturadas, alinhadas com as melhores práticas internacionais, com a finalidade de garantir a estabilidade física e química das estruturas, possibilitando o uso futuro e a sustentabilidade socioambiental do empreendimento nas fases de descomissionamento e pós-descomissionamento.

Metodologia

Detalhamento das ações relacionadas ao descomissionamento, tais como o processo de desativação definitiva das estruturas, aspectos e impactos associados, medidas de controle e mitigação aplicáveis, avaliação dos possíveis usos futuros, justificativa do uso futuro escolhido, custos envolvidos e cronograma.

Resultados

Visão integrada das ações necessárias para proceder o descomissionamento e garantir a melhor alternativa de uso futuro, considerando todos os aspectos socioambientais e financeiros.

Status

Concluído

Ano

2019

Categoria

Meio Ambiente

Outros Cases

Acompanhamento arqueológico de obras emergenciais

Monitoramento das obras de descaracterização de barragens, visando a identificação de estruturas arqueológicas para prevenir possíveis impactos ao Patrimônio Arqueológico.

Descaracterização de estruturas geotécnicas

Desenvolvimento de estudos, projetos e monitoramentos ambientais relacionados às obras de descaracterização de estruturas geotécnicas no estado de Minas Gerais, Brasil.

Plano de Avaliação e Recuperação Emergencial

Desenvolvimento de um plano preventivo focado na criação de estratégias de recuperação de longo prazo, com o objetivo de estruturar as ações para um hipotético evento de rompimento. O objetivo foi avaliar os impactos sociais, ambientais e econômicos que possam surgir em decorrência de falha em estruturas de disposição de rejeitos, considerando a extensão dos danos locais e suas repercussões a médio e longo prazo, e engajar stakeholders na definição e implementação das ações de recuperação.