Plano de Avaliação e Recuperação Emergencial

Contexto

Desenvolvimento de um plano preventivo focado na criação de estratégias de recuperação de longo prazo, com o objetivo de estruturar as ações para um hipotético evento de rompimento. O objetivo foi avaliar os impactos sociais, ambientais e econômicos que possam surgir em decorrência de falha em estruturas de disposição de rejeitos, considerando a extensão dos danos locais e suas repercussões a médio e longo prazo, e engajar stakeholders na definição e implementação das ações de recuperação.

Metodologia

Análise estratégica das lições aprendidas e boas práticas internacionais, integrando o planejamento de gestão de desastres, a participação comunitária e a governança. O processo envolve a implementação de estratégias de resposta eficazes, com o engajamento de órgãos públicos e organizações relevantes, alinhadas aos padrões internacionais de ESG.

Resultados

Foi criada uma abordagem estratégica que, além de responder aos riscos, fortalece a sustentabilidade e resiliência do empreendimento e das comunidades mapeadas. A partir dos métodos de engajamento, foram elaborados um Plano de Comunicação de Emergência e um planejamento detalhado para as ações de recuperação, com recomendações para aprimorar as técnicas de resposta e recuperação existentes.

Status

Concluído

Ano

2023 e 2024

Categoria

Meio Ambiente

Outros Cases

Book IBAMA

Execução do estudo para o processo de Anuência Prévia para Supressão de Vegetação de Mata Atlântica no estágio médio de regeneração, dentro dos limites definidos pela Lei Federal nº 11.428 de 22 de dezembro de 2006, de uma linha de distribuição com mais de 50 hectares de Mata Atlântica a ser suprimida.

Descaracterização de estruturas geotécnicas

Desenvolvimento de estudos, projetos e monitoramentos ambientais relacionados às obras de descaracterização de estruturas geotécnicas no estado de Minas Gerais, Brasil.

Curso de Coleta, Beneficiamento e Armazenamento de Sementes

Na Década da Restauração Florestal das Nações Unidas, a cadeia da restauração florestal no Brasil enfrenta desafios para produzir adequadamente mudas de espécies nativas. No Brasil, são mais de 30.000 espécies vegetais nativas que potencialmente podem ser utilizadas na restauração florestal. Conhecer as melhores técnicas de coleta, beneficiamento e armazenamento de sementes de espécies nativas é um dos pontos centrais para a promoção de ações de recuperação ambiental de sucesso.