
Contexto
Desenvolvimento de um plano preventivo focado na criação de estratégias de recuperação de longo prazo, com o objetivo de estruturar as ações para um hipotético evento de rompimento. O objetivo foi avaliar os impactos sociais, ambientais e econômicos que possam surgir em decorrência de falha em estruturas de disposição de rejeitos, considerando a extensão dos danos locais e suas repercussões a médio e longo prazo, e engajar stakeholders na definição e implementação das ações de recuperação.
Metodologia
Análise estratégica das lições aprendidas e boas práticas internacionais, integrando o planejamento de gestão de desastres, a participação comunitária e a governança. O processo envolve a implementação de estratégias de resposta eficazes, com o engajamento de órgãos públicos e organizações relevantes, alinhadas aos padrões internacionais de ESG.
Resultados
Foi criada uma abordagem estratégica que, além de responder aos riscos, fortalece a sustentabilidade e resiliência do empreendimento e das comunidades mapeadas. A partir dos métodos de engajamento, foram elaborados um Plano de Comunicação de Emergência e um planejamento detalhado para as ações de recuperação, com recomendações para aprimorar as técnicas de resposta e recuperação existentes.
Status
Concluído
Ano
2023 e 2024
Categoria
Meio Ambiente