Monitoramento Hidrossedimentológico

Contexto

O monitoramento hidrossedimentológico é essencial para avaliar os impactos ambientais decorrentes da sedimentação, erosão e suas consequências nos ecossistemas aquáticos. Esses processos afetam a qualidade da água, a dinâmica sedimentológica e a biodiversidade aquática, comprometendo a saúde ambiental de reservatórios e outros corpos hídricos.

Metodologia

A metodologia envolveu a análise de dados sobre precipitação, vazões, qualidade da água, e sedimentação, com o uso de bioindicadores como ictiofauna, macrófitas e análise da erosão. Comparações com dados históricos foram realizadas para avaliar os impactos a longo prazo.

Resultados

O programa permitiu uma avaliação detalhada da dinâmica hidrossedimentológica, com foco na qualidade da água, biodiversidade aquática e erosão das margens do reservatório.

Status

Concluído

Ano

2023

Categoria

Licenciamento

Outros Cases

Plano de Avaliação e Recuperação Emergencial

Desenvolvimento de um plano preventivo focado na criação de estratégias de recuperação de longo prazo, com o objetivo de estruturar as ações para um hipotético evento de rompimento. O objetivo foi avaliar os impactos sociais, ambientais e econômicos que possam surgir em decorrência de falha em estruturas de disposição de rejeitos, considerando a extensão dos danos locais e suas repercussões a médio e longo prazo, e engajar stakeholders na definição e implementação das ações de recuperação.

Descaracterização de estruturas geotécnicas

Desenvolvimento de estudos, projetos e monitoramentos ambientais relacionados às obras de descaracterização de estruturas geotécnicas no estado de Minas Gerais, Brasil.

Acompanhamento arqueológico de obras emergenciais

Monitoramento das obras de descaracterização de barragens, visando a identificação de estruturas arqueológicas para prevenir possíveis impactos ao Patrimônio Arqueológico.