Monitoramento Hidrossedimentológico

Contexto

O monitoramento hidrossedimentológico é essencial para avaliar os impactos ambientais decorrentes da sedimentação, erosão e suas consequências nos ecossistemas aquáticos. Esses processos afetam a qualidade da água, a dinâmica sedimentológica e a biodiversidade aquática, comprometendo a saúde ambiental de reservatórios e outros corpos hídricos.

Metodologia

A metodologia envolveu a análise de dados sobre precipitação, vazões, qualidade da água, e sedimentação, com o uso de bioindicadores como ictiofauna, macrófitas e análise da erosão. Comparações com dados históricos foram realizadas para avaliar os impactos a longo prazo.

Resultados

O programa permitiu uma avaliação detalhada da dinâmica hidrossedimentológica, com foco na qualidade da água, biodiversidade aquática e erosão das margens do reservatório.

Status

Concluído

Ano

2023

Categoria

Licenciamento

Outros Cases

Plano Integrado como estratégia de resposta à incêndio florestal

Altas temperaturas, material combustível e oxigênio formam a combinação perfeita para a ocorrência de incêndios florestais. No Brasil, esses eventos são mais comuns entre maio e outubro, devido à diminuição da precipitação e umidade relativa, além da intensificação dos ventos.

Plano de fechamento em nível conceitual e executivo

Operações de mina com necessidade de planejar ações estruturadas, alinhadas com as melhores práticas internacionais, com a finalidade de garantir a estabilidade física e química das estruturas, possibilitando o uso futuro e a sustentabilidade socioambiental do empreendimento nas fases de descomissionamento e pós-descomissionamento.

Incêndios florestais

Desenvolvimento de plano e monitoramento de águas superficiais, sedimentos de fundo, solos, peixes, frutas e dossel em decorrência de aplicação de retardantes de chama em áreas em que se pretende realizar ações de mitigação de incêndios florestais no estado do Pará, Brasil.