Estratégia à Conservação e Uso Sustentável do Entorno de Reservatórios

Contexto

O entorno de reservatórios artificiais apresenta desafios ecológicos significativos devido às atividades humanas e aos impactos gerados pela construção e operação do reservatório. A conservação da biodiversidade e o uso sustentável das áreas ao redor do reservatório são essenciais para mitigar os efeitos negativos sobre o ecossistema local. Dessa forma, o planejamento adequado é fundamental para preservar as áreas de vegetação nativa, restaurar as áreas degradadas e garantir a continuidade da função ecológica da região.

Metodologia

A metodologia aplicada incluiu uma abordagem integrada, envolvendo a avaliação do uso atual do solo e identificando áreas de riscos. Para isso, foram realizados levantamentos ambientais e socioeconômicos, com ênfase naqueles mais vulneráveis à transformação ambiental. Foram considerados ainda, os efeitos do uso do solo (agricultura, urbanização etc.) sobre as áreas o que permitiu a proposição de ações voltadas para o controle da erosão, recuperação de habitats e restauração das áreas afetadas.

Resultados

Essa análise de dados integrativa, resultou em uma série de propostas e ações focadas na restauração de vegetação nativa e na recuperação de áreas degradadas. As iniciativas visam minimizar os impactos negativos das atividades humanas, promovendo a sustentabilidade ambiental e assegurando a função ecológica da área ao longo do tempo.

Status

Concluído

Ano

2023

Categoria

Licenciamento

Outros Cases

Diretrizes para Encerramento de Pilhas de Estéril e ou Rejeito

Projeto estratégico focado no desenvolvimento de diretrizes para o fechamento de Pilhas de Estéril e/ou Rejeitos, com o objetivo de contribuir para um documento orientativo que guie o encerramento seguro e eficaz dessas estruturas.

Plano de Avaliação e Recuperação Emergencial

Desenvolvimento de um plano preventivo focado na criação de estratégias de recuperação de longo prazo, com o objetivo de estruturar as ações para um hipotético evento de rompimento. O objetivo foi avaliar os impactos sociais, ambientais e econômicos que possam surgir em decorrência de falha em estruturas de disposição de rejeitos, considerando a extensão dos danos locais e suas repercussões a médio e longo prazo, e engajar stakeholders na definição e implementação das ações de recuperação.

Plano de fechamento em nível conceitual e executivo

Operações de mina com necessidade de planejar ações estruturadas, alinhadas com as melhores práticas internacionais, com a finalidade de garantir a estabilidade física e química das estruturas, possibilitando o uso futuro e a sustentabilidade socioambiental do empreendimento nas fases de descomissionamento e pós-descomissionamento.