Diretrizes para Encerramento de Pilhas de Estéril e ou Rejeito

Contexto

Projeto estratégico focado no desenvolvimento de diretrizes para o fechamento de Pilhas de Estéril e/ou Rejeitos, com o objetivo de contribuir para um documento orientativo que guie o encerramento seguro e eficaz dessas estruturas.

Metodologia

O projeto foi desenvolvido por equipe multidisciplinar da Clam, que realizou as seguintes atividades: busca de referências internacionais para subsidiar a metodologia; organização e condução de workshops ambientais, relacionados a indicadores importantes para o fechamento de pilhas; e metodologias de revegetação e reabilitação de áreas e estabilidade química das estruturas. Além disso, foi elaborada a proposição de alternativas para um projeto de revegetação, com o objetivo de restaurar a estrutura futura ao seu estado original e mitigar os pontos críticos de encerramento identificados, garantindo o fechamento seguro e confiável. A equipe também desenvolveu um plano de ação com prazos definidos, avaliou o uso múltiplo e futuro das áreas com foco no conservacionismo, e propôs fechamentos adequados às necessidades da comunidade local, gerando valor para a região.

Resultados

Atendimento com sucesso às diversas demandas ambientais, contribuindo com a implementação de metodologias eficazes para o fechamento de pilhas de estéril e rejeitos.

Status

Em Andamento

Ano

2023, 2024 e 2025

Categoria

Meio Ambiente

Outros Cases

Licenciamento Ambiental de Empreendimento Minerário

Desenvolvimento do Licenciamento Ambiental por meio da elaboração de estudos ambientais e monitoramento de aspectos dos meios físico, biótico e socioeconômico para atividade do segmento minerário, incluindo estradas de acesso e linha de transmissão no bioma da Amazônia, no estado do Pará.

Modelo hidrogeológico

Desenvolvimento de modelo hidrogeológico conceitual de mina em Moatize, cidade da província de Tete, em Moçambique.

Elaboração de Estudos Socioambientais

Desenvolvimento de Estudos Socioambientais para implantação de novas escolas públicas por meio de Parceria Público-Privada. Este projeto abrange a elaboração de diagnósticos, análise de restrições ambientais da área de inserção e legislações vigentes aplicáveis, considerando as recomendações voltadas às ações pertinentes e de boas práticas que garantam a adequada implantação dos projetos e consequentemente sua operação.