Book IBAMA

Contexto

Execução do estudo para o processo de Anuência Prévia para Supressão de Vegetação de Mata Atlântica no estágio médio de regeneração, dentro dos limites definidos pela Lei Federal nº 11.428 de 22 de dezembro de 2006, de uma linha de distribuição com mais de 50 hectares de Mata Atlântica a ser suprimida.

Metodologia

Foram realizados estudos multidisciplinares de fauna e flora para a escrita desse documento. Para a fauna, foram coletados dados secundários e primários, com duas campanhas de campo para os grupos de herpetofauna, avifauna e mastofauna (terrestre e voadora). Já em relação à flora foi realizada uma campanha de campo para levantamento dos dados.

Resultados

A execução do estudo e escrita do Book IBAMA permitiu o atendimento às exigências legais e regulamentares para a obtenção da anuência prévia para a Supressão de Vegetação de Mata Atlântica na construção da linha de distribuição no norte de Minas Gerais, fazendo com que o empreendimento fosse autorizado a operar.

Status

Concluído

Ano

2023

Categoria

Meio Ambiente

Outros Cases

Plano de fechamento em nível conceitual e executivo

Operações de mina com necessidade de planejar ações estruturadas, alinhadas com as melhores práticas internacionais, com a finalidade de garantir a estabilidade física e química das estruturas, possibilitando o uso futuro e a sustentabilidade socioambiental do empreendimento nas fases de descomissionamento e pós-descomissionamento.

Licenciamento Ambiental de Empreendimento Minerário

Desenvolvimento do Licenciamento Ambiental por meio da elaboração de estudos ambientais e monitoramento de aspectos dos meios físico, biótico e socioeconômico para atividade do segmento minerário, incluindo estradas de acesso e linha de transmissão no bioma da Amazônia, no estado do Pará.

Licenciamento Ambiental e Gestão de Processos Ambientais

A execução de estudos e atividades de licenciamento ambiental é essencial para garantir a conformidade e minimizar os impactos ambientais de projetos de infraestrutura energética, como linhas de distribuição de energia, subestações e usinas hidrelétricas. Esses empreendimentos frequentemente impactam ecossistemas sensíveis e áreas de preservação, exigindo uma análise detalhada e a aplicação de boas práticas ambientais em conformidade com as regulamentações vigentes.