Concluído
2020
Desenvolvimento de modelo hidrogeológico conceitual de mina em Moatize, cidade da província de Tete, em Moçambique.
Como resultado foi possível a caracterização da dinâmica hídrica subterrânea e sua geometria assim como a configuração das unidades aquíferas, zonas de recarga e descarga, vulnerabilidade desses sistemas hidrogeológicos à possíveis contaminantes, assim como a disponibilidade hídrica inerente ao empreendimento em questão e porções contíguas ao mesmo.
2019
Desenvolvimento de serviços técnicos, administrativos e de gestão de programa de reintegração animal de abrigo de fauna localizado na região de Brumadinho, Minas Gerais, Brasil.
Os serviços em questão consistem no desenvolvimento de atividades de acolhimento, tratamento e abrigo de centenas de animais domésticos e silvestres em estrutura específica com funcionamento 24 horas.
Tais serviços incluem a realização de necropsia de animais do abrigo de fauna ou trazidos de outras frentes de resgate. Abarcam ademais a promoção do bem-estar e do enriquecimento ambiental para o animal com vistas à reintegração de cada um dos indivíduos resgatados além da gestão do processo de adoção baseado em protocolos específicos e outras atividades.
A Equipe Clam pôde providenciar uma gestão eficiente da demanda do cliente com a redução de custos e atingimento das metas de prevenção e tratamento de doenças e lesões, prevenção e alívio da dor, do estresse, imunização, fornecimento de alimentação e de outras condições adequadas às necessidades dos animais.
2019
Avaliação da influência das dragagens sobre os cardumes da ictiofauna e a avaliação dos impactos sobre a deriva de ovos e larvas (ictioplâncton) no rio Paraopeba, em Minas Gerais, Brasil.
Os serviços consistem no desenvolvimento de programas ambientais para o recolhimento de carcaças, monitoramento de dragagens e cardumes, despescas, monitoramento de parâmetros de qualidade da água, monitoramento de ictioplâncton além da necropsia para avaliação de causamortis da ictiofauna. Para tais serviços foram mobilizados no pico dos trabalhos uma equipe robusta, além de todos os recursos necessários tais como embarcações, veículos, motores envolvendo também toda a certificação necessária do pessoal.
2020
Para o desenvolvimento dos serviços e atendimento das demandas do Cliente foi selecionada uma robusta equipe multidisciplinar para atuação in company com forte expertise técnica e diferentes níveis de senioridade dedicada ao atendimento às determinações e legislação relacionada ao tema emanada pelos diferentes órgãos reguladores envolvidos.
2020
Desenvolvimento de plano e monitoramento de águas superficiais, sedimentos de fundo, solos, peixes, frutas e dossel em decorrência de aplicação de retardantes de chama em áreas em que se pretende realizar ações de mitigação de incêndios florestais no estado do Pará, Brasil.
Para o desenvolvimento dos serviços foram necessárias coletas e análises laboratoriais de amostras para avaliação dos impactos decorrentes da aplicação do retardante embasada nos parâmetros legais / normativos das resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente, Associação Brasileira de Normas Técnicas, Agência Nacional das Águas, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, órgãos brasileiros que regem o tema em questão. A avaliação do dossel por imagens aéreas das áreas de aplicação foi providenciada com o sobrevoo de drones. Foi também providenciada a avaliação dos possíveis impactos tais como a perda significativa de folhas do dossel, mudanças no padrão de coloração do dossel e mortalidade de árvores.
2019
Para o desenvolvimento dos serviços foram providenciados pela equipe Clam, dentre outros, os seguintes serviços: caracterização e monitoramento qualitativo e quantitativo hidrogeológico / hidrológico, caracterização hidrogeoquímica de background, caracterização do potencial de geração de drenagem ácida, estudos hídricos para definição de balanço hídrico e de desaguamento da cava, estudos técnicos para solicitação de outorgas de uso de água e de lançamento de efluentes, desenvolvimento do Sistema de Gestão Ambiental a ser utilizado quando da operação da mina além do monitoramento de fauna e de flora e do licenciamento ambiental do aterro sanitário e da central de concreto que atenderá ao projeto.
2019
Monitoramento das obras de descaracterização de barragens, visando a identificação de estruturas arqueológicas para prevenir possíveis impactos ao Patrimônio Arqueológico.
Atividades de caminhamento, por profissionais de Arqueologia, nas áreas afetadas pelas obras, identificação, isolamento e sinalização de bens arqueológicos, divulgação do conhecimento para colaboradores das obras e comunicado das ações preventivas aos órgãos competentes, por meio de ofícios e/ou relatórios técnicos.
2019
Avaliação de potencial espeleológico, prospecção, estudos de área de influência, estudos de relevância, monitoramento em áreas de operação de mina, com objetivo de avaliar potenciais impactos.
Levantamentos em bases de dados espeleológicos; caminhamento/mapeamento em campo; levantamentos topográficos de detalhe; levantamentos bioespeleológicos e geoespeleológicos, monitoramento de material particulado; monitoramento fotográfico; monitoramento de integridade física; monitoramento de fauna cavernícola.
2019
Operações de mina com necessidade de planejar ações estruturadas, alinhadas com as melhores práticas internacionais, com a finalidade de garantir a estabilidade física e química das estruturas, possibilitando o uso futuro e a sustentabilidade socioambiental do empreendimento nas fases de descomissionamento e pós-descomissionamento.
Detalhamento das ações relacionadas ao descomissionamento, tais como o processo de desativação definitiva das estruturas, aspectos e impactos associados, medidas de controle e mitigação aplicáveis, avaliação dos possíveis usos futuros, justificativa do uso futuro escolhido, custos envolvidos e cronograma.
2019
Desenvolvimento do Relatório de Avaliação Preliminar e do Plano de Investigação Confirmatória em áreas de minas paralisadas.
Levantamento de dados primários e secundários, incluindo, por exemplo, levantamento aerofotogramétrico temporal, de modo a caracterizar as alterações do uso e ocupação do solo na área alvo e no seu entorno; entrevistas e inspeções em campo. O Plano de Investigação Confirmatória é elaborado em função da disponibilidade, da qualidade dos dados e das informações obtidas, os quais fundamentarão o Modelo Conceitual Inicial da Área – MCA, com seus diferentes níveis de incertezas.
Por meio da coleta de dados e estudos desenvolvidos, almeja-se encontrar evidências, indícios ou fatos que permitam suspeitar da existência de contaminação nas áreas, verificando a necessidade ou não de continuidade da investigação (execução do Plano de Investigação Confirmatória).
Altas temperaturas, material combustível e oxigênio formam a combinação perfeita para a ocorrência de incêndios florestais. No Brasil, esses eventos são mais comuns entre maio e outubro, devido à diminuição da precipitação e umidade relativa, além da intensificação dos ventos.
Desenvolvimento de um Plano de Resposta a Incêndios Florestais (PRIF), sendo necessário realizar uma análise integrada de dados históricos e informações sobre o território. Incluindo a coleta de dados primários e secundários, como características da vegetação, hidrografia, topografia, rotas de acesso e infraestrutura disponível.
Com base na análise dos dados, foi possível estruturar um banco de dados geográfico que sustenta a elaboração de uma matriz de risco. Isso permitiu a criação de um PRIF eficiente, com recomendações como o incremento nos sistemas de monitoramento, otimização dos fluxos de comunicação e aprimoramento das equipes e estruturas de suporte.