POWER BI PARA GERENCIAMENTO DE DADOS AMBIENTAIS

Com o avanço da temática de sustentabilidade e de cuidados com o meio ambiente, sabe-se que o monitoramento da qualidade ambiental de diferentes matrizes dentro das áreas de influência dos empreendimentos gera uma grande quantidade de dados.

Para o gerenciamento adequado dos dados, usualmente são utilizados softwares que facilitam no processo de gestão e tomada de decisão, dentre os quais o Power BI tem ganhado destaque. A ferramenta desenvolvida pela Microsoft apresenta diversas funcionalidades ao usuário, devido a sua estrutura de implementação de soluções de Business Inteligence às diferentes modalidades de negócio, incluindo o universo dos dados ambientais.

Quando comparado com outras ferramentas, as vantagens do seu uso se sobressaem. A possibilidade de conexão com outros softwares (Excel e SQL Server por exemplo), a facilidade de atualização dos dados e o bom aspecto estético dos painéis (tal famosos dashboards) são alguns dos pontos positivos do seu uso. Além disso, o Power BI tem sido muito utilizado por ser gratuito (exceto para publicação das telas) e por dispor de grande gama de material de apoio disponível no sentido de qualificar os usuários.

De posse do entendimento das funções e de domínio do software, é percebido que a gestão dos dados se torna mais prática e fácil, diminuindo o tempo dedicado ao tratamento e à geração de formas de visualizá-los. Em adição, diante dos resultados gerados, podem surgir insigths que auxiliem em eventuais intervenções necessárias em prol da manutenção ou melhoria da qualidade ambiental.

Autor

Outras do Blog

PREDADORES DO BRASIL: O PAPEL VITAL DOS CARNÍVOROS NA SAÚDE DOS ECOSSISTEMAS

Como o monitoramento de predadores carnívoros apoia a conservação, reduz impactos e fortalece estratégias ambientais.

SISTEMA DE TRANSPOSIÇÃO DE PEIXES EM BARRAMENTOS: MITIGAÇÃO OU IMPACTO AMBIENTAL?

Os Sistemas de Transposição de Peixes (STPs) são uma solução comum para minimizar os impactos ambientais causados por barramentos de rios. No entanto, sua eficiência é questionada devido à falta de monitoramento adequado e riscos ecológicos associados. Avaliar a viabilidade e os impactos ambientais desses sistemas é essencial para garantir a conservação das espécies aquáticas migradoras.

ESG X SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA

O ESG, que abrange práticas ambientais, sociais e de governança, surgiu em 2004 como uma resposta ao desafio da ONU para integrar essas questões no mercado de capitais. Esse conceito visa não apenas gerar lucro, mas também criar valor para as partes interessadas, promovendo sustentabilidade a longo prazo. O ESG está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e é fundamental para a perenidade das empresas, pois conecta práticas sustentáveis com uma governança robusta e responsável. A sustentabilidade corporativa, originada do desenvolvimento sustentável, complementa o ESG ao focar no uso estratégico dos recursos naturais para garantir a autonomia das próximas gerações.