Elaboração de Estudos Socioambientais

Contexto

Desenvolvimento de Estudos Socioambientais para implantação de novas escolas públicas por meio de Parceria Público-Privada. Este projeto abrange a elaboração de diagnósticos, análise de restrições ambientais da área de inserção e legislações vigentes aplicáveis, considerando as recomendações voltadas às ações pertinentes e de boas práticas que garantam a adequada implantação dos projetos e consequentemente sua operação. 

Metodologia

Os Estudos Socioambientais abordaram a avaliação dos aspectos sociais e ambientais que pudessem impactar a implantação do projeto, além de ter mapeado todos os riscos relacionados à área de intervenção e seu entorno, seguindo as premissas de estruturação elaborada pela Clam, como proposta de atendimento às diretrizes das instituições financiadoras. Para desenvolvimento dos estudos, foram analisadas as legislações vigentes nas três esferas (Federal, Estadual e Municipal), além de observadas as especificidades quanto à regularização ambiental e aos respectivos órgãos competentes no estado objeto da implantação, com base em diagnósticos elaborados nas temáticas de Meio Físico, Meio Biótico, Meio Socioeconômico e Patrimônio Histórico – Cultural e Arqueológico.

Resultados

Recomendações quanto às obrigações legais e relacionadas a boas práticas foram registradas com o objetivo de prevenir passivos e garantir ações de controle ambiental, além do cumprimento das obrigações legais pertinentes à implantação do projeto, subsidiando o empreendimento quanto ao mapeamento de riscos ambientais e ações pertinentes para a devida execução do projeto.

Status

Concluído

Ano

2024 e 2025

Categoria

Meio Ambiente

Outros Cases

Plano de fechamento em nível conceitual e executivo

Operações de mina com necessidade de planejar ações estruturadas, alinhadas com as melhores práticas internacionais, com a finalidade de garantir a estabilidade física e química das estruturas, possibilitando o uso futuro e a sustentabilidade socioambiental do empreendimento nas fases de descomissionamento e pós-descomissionamento.

Plano Integrado como estratégia de resposta à incêndio florestal

Altas temperaturas, material combustível e oxigênio formam a combinação perfeita para a ocorrência de incêndios florestais. No Brasil, esses eventos são mais comuns entre maio e outubro, devido à diminuição da precipitação e umidade relativa, além da intensificação dos ventos.

Mobilização Social para Ações do PAEBM

Desenvolvimento de estratégias de mobilização e engajamento social das comunidades locais, para promover a ampla divulgação das informações sobre as ações do PAEBM – Programa de Emergência de Barragens de Mineração, viabilizando a participação popular na pauta de segurança e difundindo a cultura prevencionista.