
Contexto
O entorno de reservatórios artificiais apresenta desafios ecológicos significativos devido às atividades humanas e aos impactos gerados pela construção e operação do reservatório. A conservação da biodiversidade e o uso sustentável das áreas ao redor do reservatório são essenciais para mitigar os efeitos negativos sobre o ecossistema local. Dessa forma, o planejamento adequado é fundamental para preservar as áreas de vegetação nativa, restaurar as áreas degradadas e garantir a continuidade da função ecológica da região.
Metodologia
A metodologia aplicada incluiu uma abordagem integrada, envolvendo a avaliação do uso atual do solo e identificando áreas de riscos. Para isso, foram realizados levantamentos ambientais e socioeconômicos, com ênfase naqueles mais vulneráveis à transformação ambiental. Foram considerados ainda, os efeitos do uso do solo (agricultura, urbanização etc.) sobre as áreas o que permitiu a proposição de ações voltadas para o controle da erosão, recuperação de habitats e restauração das áreas afetadas.
Resultados
Essa análise de dados integrativa, resultou em uma série de propostas e ações focadas na restauração de vegetação nativa e na recuperação de áreas degradadas. As iniciativas visam minimizar os impactos negativos das atividades humanas, promovendo a sustentabilidade ambiental e assegurando a função ecológica da área ao longo do tempo.
Status
Concluído
Ano
2023
Categoria
Licenciamento