Recuperação de Áreas Degradadas – RAD

Contexto

Recuperação de áreas degradadas e plantios compensatórios vinculados a condicionantes ambientais.

Metodologia

Produção e plantio de mudas nativas do bioma Amazônia com manutenção das áreas sob recuperação ambiental e restauração florestal.

Resultados:

Até abril de 2025:

  • 100 mil árvores nativas plantadas;
  • 60 mil mudas nativas produzidas em viveiro;
  • 4,5 mil árvores exóticas eliminadas;
  • 22 mil metros de cercas construídas;
  • 460 hectares sob manutenção;
  • 300 mil m² de trilhas sob manutenção;
  • Mais de 150 colaboradores atuando diretamente no projeto.

Status

Em andamento

Ano

2024 a 2026

Categoria

Meio ambiente

Outros Cases

Plano de Avaliação e Recuperação Emergencial

Desenvolvimento de um plano preventivo focado na criação de estratégias de recuperação de longo prazo, com o objetivo de estruturar as ações para um hipotético evento de rompimento. O objetivo foi avaliar os impactos sociais, ambientais e econômicos que possam surgir em decorrência de falha em estruturas de disposição de rejeitos, considerando a extensão dos danos locais e suas repercussões a médio e longo prazo, e engajar stakeholders na definição e implementação das ações de recuperação.

Curso de Coleta, Beneficiamento e Armazenamento de Sementes

Na Década da Restauração Florestal das Nações Unidas, a cadeia da restauração florestal no Brasil enfrenta desafios para produzir adequadamente mudas de espécies nativas. No Brasil, são mais de 30.000 espécies vegetais nativas que potencialmente podem ser utilizadas na restauração florestal. Conhecer as melhores técnicas de coleta, beneficiamento e armazenamento de sementes de espécies nativas é um dos pontos centrais para a promoção de ações de recuperação ambiental de sucesso.

Plano Integrado como estratégia de resposta à incêndio florestal

Altas temperaturas, material combustível e oxigênio formam a combinação perfeita para a ocorrência de incêndios florestais. No Brasil, esses eventos são mais comuns entre maio e outubro, devido à diminuição da precipitação e umidade relativa, além da intensificação dos ventos.