WEB SCRAPPING

(Código para construção de banco de dados de outorgas superficiais e subterrâneas)

Os certificados de usos outorgados são disponibilizados publicamente através do site do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) do estado de Minas Gerais. As informações são dispostas em centenas de arquivos, dificultando o download, compilação e análise dos pontos de interesse do usuário.

Nesse sentido, foi desenvolvido um código em linguagem de programação R para coleta automatizada desses documentos em *.pdf e realização de um scrapping, extraindo de forma otimizada as informações necessárias para constituição do banco de dados dos usos de água, a fim de atender estudos de outorga.

O código realiza uma varredura nos documentos, considerando padrões de nomenclaturas, tais como: Portaria, Finalidade, Município, Localização (latitude e longitude) Tipologia (superficial ou subterrânea), Curso d’água (quando for o caso), Poço tubular (quando for o caso), Bacia hidrográfica e Prazo de validade. Dessa forma, é possível montar um banco de dados organizado, possibilitando a atualização contínua das informações.

Outras do Blog

CLAM RECEBE CERTIFICAÇÃO DE FORNECEDOR “PRATA” PELA CEMIG 

A Clam foi certificada como Fornecedor "Prata" pela CEMIG, destacando-se pela excelência em serviços ambientais. A certificação reflete o compromisso da Clam com o cumprimento das metas de qualidade, segurança e sustentabilidade ao longo de 2 anos e 5 meses de projeto.

ESG X SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA

O ESG, que abrange práticas ambientais, sociais e de governança, surgiu em 2004 como uma resposta ao desafio da ONU para integrar essas questões no mercado de capitais. Esse conceito visa não apenas gerar lucro, mas também criar valor para as partes interessadas, promovendo sustentabilidade a longo prazo. O ESG está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e é fundamental para a perenidade das empresas, pois conecta práticas sustentáveis com uma governança robusta e responsável. A sustentabilidade corporativa, originada do desenvolvimento sustentável, complementa o ESG ao focar no uso estratégico dos recursos naturais para garantir a autonomia das próximas gerações.

DEBATES SOBRE GESTÃO AMBIENTAL MARCAM ENCERRAMENTO DE ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS E MEIO AMBIENTE DE MINAS

Belo Horizonte sediou o primeiro Encontro da Associação de Municípios e Meio Ambiente - seção Minas Gerais (Anamma/MG). Durante os dois dias, nessa segunda (16/10) e terça-feira (17/10), cerca de 300 pessoas de todo o estado participaram de mesas redondas, painéis de debate e apresentações institucionais que buscaram discutir as principais tendências da gestão pública ambiental promovidas por estados, municípios e União. O evento, realizado na Cidade Administrativa, contou com apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).