WEB SCRAPPING

(Código para construção de banco de dados de outorgas superficiais e subterrâneas)

Os certificados de usos outorgados são disponibilizados publicamente através do site do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) do estado de Minas Gerais. As informações são dispostas em centenas de arquivos, dificultando o download, compilação e análise dos pontos de interesse do usuário.

Nesse sentido, foi desenvolvido um código em linguagem de programação R para coleta automatizada desses documentos em *.pdf e realização de um scrapping, extraindo de forma otimizada as informações necessárias para constituição do banco de dados dos usos de água, a fim de atender estudos de outorga.

O código realiza uma varredura nos documentos, considerando padrões de nomenclaturas, tais como: Portaria, Finalidade, Município, Localização (latitude e longitude) Tipologia (superficial ou subterrânea), Curso d’água (quando for o caso), Poço tubular (quando for o caso), Bacia hidrográfica e Prazo de validade. Dessa forma, é possível montar um banco de dados organizado, possibilitando a atualização contínua das informações.

Outras do Blog

PREDADORES DO BRASIL: O PAPEL VITAL DOS CARNÍVOROS NA SAÚDE DOS ECOSSISTEMAS

Como o monitoramento de predadores carnívoros apoia a conservação, reduz impactos e fortalece estratégias ambientais.

ESG Descomplicado

ESG e sustentabilidade não são a mesma coisa, mas “conversam entre si.” ESG enxerga a sustentabilidade no viés dos riscos para o negócio e no retorno para o investidor. ESG refere-se a como o mercado analisa e toma decisões de investimento, com base numa gama maior de informações, selecionando ativos com boa performance nos quesitos ambiental, social e de governança. Não basta mais analisar somente lucro, receita e custos. ESG não é um selo, mas um processo, uma jornada que requer tempo e investimentos.

Compliance legal e regulatória e a importância de indicadores de sustentabilidad

A Sustentabilidade Corporativa é crucial para atender às exigências legais e do mercado. Este artigo explora frameworks importantes e a relevância dos indicadores de sustentabilidade para a transparência, gestão de riscos e vantagem competitiva das empresas.