Semana de Barragens “Damsweek 2024″

Participação da Clam e da GWS no evento realizado pelo Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB)

Durante os dias 18 a 23 de agosto, aconteceu, em Belo Horizonte, a Semana de Barragens “Damsweek 2024”, realizada pelo Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB). A Clam, juntamente com a GWS, empresa parceira, são patrocinadoras e estiveram presentes no evento. As duas empresas juntas somam expertise em sustentabilidade e meio ambiente com alta performance em engenharia consultiva, focada em geotecnia e recursos hídricos, sendo especializadas em iniciativas voltadas para a mineração e barragens.

Esta foi a quarta edição da Damsweek, que em uma semana de programação intensa proporcionou diversos temas técnicos, que atendem a públicos distintos na área de barragens, quer os que se dedicam às barragens de acumulação de água, às barragens de rejeitos de mineração ou de resíduos industriais.

Confira como foi o evento Damsweek 2024 realizado em Belo Horizonte / MG.

Dessa maneira, o evento levou aos participantes, dentre os agentes públicos e privados atuantes na engenharia de barragens, conhecimentos e discussões relacionadas à disposição de rejeitos de mineração, instrumentação de barragens, sismos, controle de cheias e enfretamento de secas, barragens para abastecimento de água – desafios e temas controversos, sendo que todos estes assuntos estiveram organizados em eventos específicos dentro do cronograma.

Uma oportunidade desta edição foi o Young Engineers Forum (YEF), que procura estimular e preparar jovens profissionais. Dessa forma, no domingo, primeiro dia do evento, a entrada foi gratuita para jovens engenheiros de até 40 anos.

A Semana de Barragens “Damsweek 2024” foi um grande momento para atualização de conhecimentos sobre as principais tendências que envolvem as barragens. Além de proporcionar troca de informações entre os principais players do mercado e a realização de networking.

Estande da Clam e GWS no Evento Damsweek 2024

Confira mais sobre a parceria entre a Clam e a GWS para ações de sustentabilidade e engenharia: https://materiais.clam.com.br/clam-gwsengenharia

Autor

Outras do Blog

ESG Descomplicado

ESG e sustentabilidade não são a mesma coisa, mas “conversam entre si.” ESG enxerga a sustentabilidade no viés dos riscos para o negócio e no retorno para o investidor. ESG refere-se a como o mercado analisa e toma decisões de investimento, com base numa gama maior de informações, selecionando ativos com boa performance nos quesitos ambiental, social e de governança. Não basta mais analisar somente lucro, receita e custos. ESG não é um selo, mas um processo, uma jornada que requer tempo e investimentos.

Sistema de transposição de peixes em barramentos: mitigação ou impacto ambiental

Os Sistemas de Transposição de Peixes (STPs) são uma solução comum para minimizar os impactos ambientais causados por barramentos de rios. No entanto, sua eficiência é questionada devido à falta de monitoramento adequado e riscos ecológicos associados. Avaliar a viabilidade e os impactos ambientais desses sistemas é essencial para garantir a conservação das espécies aquáticas migradoras.

Órgãos de fiscalização – Governança Corporativa

Este artigo detalha as funções dos Órgãos de Fiscalização na Governança Corporativa, incluindo o Conselho Fiscal, Auditoria Independente, Auditoria Interna, Gerenciamento de Riscos, Controles Internos e Compliance.