POWER BI para gerenciamento de dados

Com o avanço da temática de sustentabilidade e de cuidados com o meio ambiente, sabe-se que o monitoramento da qualidade ambiental de diferentes matrizes dentro das áreas de influência dos empreendimentos gera uma grande quantidade de dados.

Para o gerenciamento adequado dos dados, usualmente são utilizados softwares que facilitam no processo de gestão e tomada de decisão, dentre os quais o Power BI tem ganhado destaque. A ferramenta desenvolvida pela Microsoft apresenta diversas funcionalidades ao usuário, devido a sua estrutura de implementação de soluções de Business Inteligence às diferentes modalidades de negócio, incluindo o universo dos dados ambientais.

Quando comparado com outras ferramentas, as vantagens do seu uso se sobressaem. A possibilidade de conexão com outros softwares (Excel e SQL Server por exemplo), a facilidade de atualização dos dados e o bom aspecto estético dos painéis (tal os famosos dashboards) são alguns dos pontos positivos do seu uso. Além disso, o Power BI tem sido muito utilizado por ser gratuito (exceto para publicação das telas) e por dispor de grande gama de material de apoio disponível no sentido de qualificar os usuários.

De posse do entendimento das funções e de domínio do software, é percebido que a gestão dos dados se torna mais prática e fácil, diminuindo o tempo dedicado ao tratamento e à geração de formas de visualizá-los. Em adição, diante dos resultados gerados, podem surgir insigths que auxiliem em eventuais intervenções necessárias em prol da manutenção ou melhoria da qualidade ambiental.

Autor

Outras do Blog

O SGI como Ferramenta Importante para a “Bola da Vez”: O ESG  

A integração do Sistema de Gestão Integrado (SGI) e os critérios ESG proporciona uma abordagem holística para a gestão sustentável nas organizações. Enquanto o SGI estrutura a gestão da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, o ESG adiciona critérios ambientais, sociais e de governança, promovendo uma operação transparente e responsável. Juntos, SGI e ESG melhoram a eficiência operacional, fortalecem a reputação corporativa e atraem investidores, destacando-se como uma estratégia essencial para a sustentabilidade empresarial.

PREDADORES DO BRASIL: O PAPEL VITAL DOS CARNÍVOROS NA SAÚDE DOS ECOSSISTEMAS

Como o monitoramento de predadores carnívoros apoia a conservação, reduz impactos e fortalece estratégias ambientais.

Os instrumentos financeiros sustentáveis e seus impactos positivos na sociedade e no meio ambiente

Instrumentos financeiros sustentáveis, como Green Bonds, Social Bonds, Sustainability Bonds e Sustainability-Linked Bonds, ajudam empresas a financiar projetos com impactos sociais e ambientais positivos. Esses instrumentos promovem transparência e estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), possibilitando a captação de recursos para iniciativas inovadoras que equilibram crescimento econômico e sustentabilidade.