Em um mundo de negócios cada vez mais premente e competitivo, garantir a sustentabilidade da organização e se destacar no mercado é essencial para obter sucesso.
Desta forma, a adoção de um Sistema de Gestão Integrado é uma excelente estratégia que une diferentes processos da gestão empresarial para tornar as organizações mais ágeis, produtivas e eficientes.
O que é o SGI?
O Sistema de Gestão Integrado é uma estrutura que estabelece padrões mínimos de confiança para os processos organizacionais, de forma coordenada e integrada, por meio de normas internacionais e que considera diferentes visões estratégicas, sendo as mais usuais relacionadas a aspectos de qualidade (ISO 9001), meio ambiente (ISO 14001) e saúde e segurança (ISO 45001).
Assim, com um mercado cada vez mais exigente e buscando alternativas de consumo mais sustentáveis, estrategicamente outras normas de gestão têm sido incorporadas nesta sistemática, para o atendimento de requisitos específicos como Gestão de Energia (ISO 50001), Gestão de Compliance (ISO 37301), Gestão Antissuborno (ISO 37001), Gestão da Segurança da Informação (ISO 27001) entre outras.
Como implementar um Sistema de Gestão Integrado
Contudo, iniciar a implantação de um SGI é uma tarefa desafiadora, mas fundamental para garantir a perenidade da sua organização. Aqui estão alguns passos importantes a serem considerados para começar um SGI:
- Comprometimento da Alta Direção: a liderança da empresa deve estar comprometida com a implantação e manutenção do sistema, incluindo a definição de metas, comunicação e engajamento e alocação de recursos.
- Definição do Escopo: determinar os limites de aplicabilidade do SGI, incluindo serviços, produtos e localidades.
- Levantamento de requisitos: levantar os requisitos normativos, legais e de clientes aplicáveis à organização considerando os aspectos de gestão determinados para o SGI (qualidade, saúde e segurança, meio ambiente, compliance, outros).
- Identificação dos processos: identificar os processos críticos que afetam o SGI.
- Levantamento de riscos e oportunidades: identificar os riscos e oportunidades de cada aspecto e vertente do SGI e estabelecer ações para abordar e tratá-los.
- Desenvolvimento da documentação: estabelecer as políticas, procedimentos e controles para garantir a operacionalização do SGI em conformidade com os requisitos, riscos e oportunidades.
- Capacitação e conscientização: treinar os colaboradores nos processos estabelecidos e trabalhar a conscientização através da comunicação estimulando a participação dos colaboradores.
- Execução dos processos: operacionalizar os controles determinados;
- Auditorias e adequações: planejar auditorias para checar se os processos estão sendo executados de maneira confiável e adequá-los conforme necessário.
Em suma, um SGI é uma poderosa estratégia para otimizar a complexidade da gestão empresarial, melhorar a eficiência operacional, garantindo o atendimento dos requisitos e aumentando a satisfação dos clientes. Da mesma forma, a CLAM acredita que cada organização é única e seu SGI deve refletir e resguardar a identidade de cada companhia. Estamos preparados para orientar a sua empresa na implantação e transformação do seu SGI em uma vantagem competitiva que traga eficiência e sustentabilidade ao seu negócio!
Conheça nossas soluções SGI!