Plano Integrado como estratégia de resposta à incêndio florestal

Contexto

Altas temperaturas, material combustível e oxigênio formam a combinação perfeita para a ocorrência de incêndios florestais. No Brasil, esses eventos são mais comuns entre maio e outubro, devido à diminuição da precipitação e umidade relativa, além da intensificação dos ventos.

Metodologia

Desenvolvimento de um Plano de Resposta a Incêndios Florestais (PRIF), sendo necessário realizar uma análise integrada de dados históricos e informações sobre o território. Incluindo a coleta de dados primários e secundários, como características da vegetação, hidrografia, topografia, rotas de acesso e infraestrutura disponível.

Resultados

Com base na análise dos dados, foi possível estruturar um banco de dados geográfico que sustenta a elaboração de uma matriz de risco. Isso permitiu a criação de um PRIF eficiente, com recomendações como o incremento nos sistemas de monitoramento, otimização dos fluxos de comunicação e aprimoramento das equipes e estruturas de suporte.

Status

Concluído

Ano

2024

Categoria

Meio Ambiente

Outros Cases

Mobilização Social para Ações do PAEBM

Desenvolvimento de estratégias de mobilização e engajamento social das comunidades locais, para promover a ampla divulgação das informações sobre as ações do PAEBM – Programa de Emergência de Barragens de Mineração, viabilizando a participação popular na pauta de segurança e difundindo a cultura prevencionista.

Plano de fechamento em nível conceitual e executivo

Operações de mina com necessidade de planejar ações estruturadas, alinhadas com as melhores práticas internacionais, com a finalidade de garantir a estabilidade física e química das estruturas, possibilitando o uso futuro e a sustentabilidade socioambiental do empreendimento nas fases de descomissionamento e pós-descomissionamento.

Incêndios florestais

Desenvolvimento de plano e monitoramento de águas superficiais, sedimentos de fundo, solos, peixes, frutas e dossel em decorrência de aplicação de retardantes de chama em áreas em que se pretende realizar ações de mitigação de incêndios florestais no estado do Pará, Brasil.