Licenciamento Ambiental de Empreendimento Minerário

Contexto

Desenvolvimento do Licenciamento Ambiental por meio da elaboração de estudos ambientais e monitoramento de aspectos dos meios físico, biótico e socioeconômico para atividade do segmento minerário, incluindo estradas de acesso e linha de transmissão no bioma da Amazônia, no estado do Pará.

Metodologia

Para a realização dos estudos, considerou-se equipe multidisciplinar capacitada para a execução de serviços diversos, como:

  • Gestão Ambiental;
  • Monitoramento de Flora e Fauna locais;
  • Monitoramento de Aspectos do Meio Físico (Vibração, Qualidade do Ar, Recursos Hídricos etc.);
  • Obtenção de Dados Socioeconômicos das Comunidades.

Resultados

Os principais resultados observados até o momento são: atendimento eficiente de demandas regulatórias do Licenciamento Ambiental; geração de dados ambientais pertinentes para a sociedade; e fornecimento de informações imprescindíveis para tomada de decisão, visando a sustentabilidade da atividade licenciada.

Status

Em Andamento

Ano

2025

Categoria

Meio Ambiente

Outros Cases

Estudos espeleológicos em geral

Avaliação de potencial espeleológico, prospecção, estudos de área de influência, estudos de relevância, monitoramento em áreas de operação de mina, com objetivo de avaliar potenciais impactos.

Incêndios florestais

Desenvolvimento de plano e monitoramento de águas superficiais, sedimentos de fundo, solos, peixes, frutas e dossel em decorrência de aplicação de retardantes de chama em áreas em que se pretende realizar ações de mitigação de incêndios florestais no estado do Pará, Brasil.

Plano Integrado como estratégia de resposta à incêndio florestal

Altas temperaturas, material combustível e oxigênio formam a combinação perfeita para a ocorrência de incêndios florestais. No Brasil, esses eventos são mais comuns entre maio e outubro, devido à diminuição da precipitação e umidade relativa, além da intensificação dos ventos.