Investigação ambiental de passivos

Contexto

Desenvolvimento do Relatório de Avaliação Preliminar e do Plano de Investigação Confirmatória em áreas de minas paralisadas.

Metodologia

Levantamento de dados primários e secundários, incluindo, por exemplo, levantamento aerofotogramétrico temporal, de modo a caracterizar as alterações do uso e ocupação do solo na área alvo e no seu entorno; entrevistas e inspeções em campo. O Plano de Investigação Confirmatória é elaborado em função da disponibilidade, da qualidade dos dados e das informações obtidas, os quais  fundamentarão o Modelo Conceitual Inicial da Área – MCA, com seus diferentes níveis de incertezas.

Resultados

Por meio da coleta de dados e estudos desenvolvidos, almeja-se encontrar evidências, indícios ou fatos que permitam suspeitar da existência de contaminação nas áreas, verificando a necessidade ou não de continuidade da investigação (execução do Plano de Investigação Confirmatória).

Status

Concluído

Ano

2019

Categoria

Meio Ambiente

Outros Cases

Plano de Avaliação e Recuperação Emergencial

Desenvolvimento de um plano preventivo focado na criação de estratégias de recuperação de longo prazo, com o objetivo de estruturar as ações para um hipotético evento de rompimento. O objetivo foi avaliar os impactos sociais, ambientais e econômicos que possam surgir em decorrência de falha em estruturas de disposição de rejeitos, considerando a extensão dos danos locais e suas repercussões a médio e longo prazo, e engajar stakeholders na definição e implementação das ações de recuperação.

Plano Integrado como estratégia de resposta à incêndio florestal

Altas temperaturas, material combustível e oxigênio formam a combinação perfeita para a ocorrência de incêndios florestais. No Brasil, esses eventos são mais comuns entre maio e outubro, devido à diminuição da precipitação e umidade relativa, além da intensificação dos ventos.

Acompanhamento arqueológico de obras emergenciais

Monitoramento das obras de descaracterização de barragens, visando a identificação de estruturas arqueológicas para prevenir possíveis impactos ao Patrimônio Arqueológico.