Incêndios florestais

Contexto

Desenvolvimento de plano e monitoramento de águas superficiais, sedimentos de fundo, solos, peixes, frutas e dossel em decorrência de aplicação de retardantes de chama em áreas em que se pretende realizar ações de mitigação de incêndios florestais no estado do Pará, Brasil.

Metodologia

Para o desenvolvimento dos serviços foram necessárias coletas e análises laboratoriais de amostras para avaliação dos impactos decorrentes da aplicação do retardante embasada nos parâmetros legais / normativos das resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente, Associação Brasileira de Normas Técnicas, Agência Nacional das Águas, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, órgãos brasileiros que regem o tema em questão. A avaliação do dossel por imagens aéreas das áreas de aplicação foi providenciada com o sobrevoo de drones. Foi também providenciada a avaliação dos possíveis impactos tais como a perda significativa de folhas do dossel, mudanças no padrão de coloração do dossel e mortalidade de árvores.

Resultados

Atendimento às demandas ambientais do cliente com a entrega de relatório conclusivo sobre o tema.

Status

Concluído

Ano

2020

Categoria

Serviços

Outros Cases

Book IBAMA

Execução do estudo para o processo de Anuência Prévia para Supressão de Vegetação de Mata Atlântica no estágio médio de regeneração, dentro dos limites definidos pela Lei Federal nº 11.428 de 22 de dezembro de 2006, de uma linha de distribuição com mais de 50 hectares de Mata Atlântica a ser suprimida.

Monitoramento Hidrossedimentológico

O monitoramento hidrossedimentológico é essencial para avaliar os impactos ambientais decorrentes da sedimentação, erosão e suas consequências nos ecossistemas aquáticos. Esses processos afetam a qualidade da água, a dinâmica sedimentológica e a biodiversidade aquática, comprometendo a saúde ambiental de reservatórios e outros corpos hídricos.

Licenciamento Ambiental de Empreendimento Minerário

Desenvolvimento do Licenciamento Ambiental por meio da elaboração de estudos ambientais e monitoramento de aspectos dos meios físico, biótico e socioeconômico para atividade do segmento minerário, incluindo estradas de acesso e linha de transmissão no bioma da Amazônia, no estado do Pará.