Incêndios florestais

Contexto

Desenvolvimento de plano e monitoramento de águas superficiais, sedimentos de fundo, solos, peixes, frutas e dossel em decorrência de aplicação de retardantes de chama em áreas em que se pretende realizar ações de mitigação de incêndios florestais no estado do Pará, Brasil.

Metodologia

Para o desenvolvimento dos serviços foram necessárias coletas e análises laboratoriais de amostras para avaliação dos impactos decorrentes da aplicação do retardante embasada nos parâmetros legais / normativos das resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente, Associação Brasileira de Normas Técnicas, Agência Nacional das Águas, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, órgãos brasileiros que regem o tema em questão. A avaliação do dossel por imagens aéreas das áreas de aplicação foi providenciada com o sobrevoo de drones. Foi também providenciada a avaliação dos possíveis impactos tais como a perda significativa de folhas do dossel, mudanças no padrão de coloração do dossel e mortalidade de árvores.

Resultados

Atendimento às demandas ambientais do cliente com a entrega de relatório conclusivo sobre o tema.

Status

Concluído

Ano

2020

Categoria

Serviços

Outros Cases

Recuperação de Áreas Degradadas – RAD

Recuperação de áreas degradadas e plantios compensatórios vinculados a condicionantes ambientais. Metodologia Produção e plantio de mudas nativas do bioma Amazônia com manutenção das áreas sob recuperação ambiental e restauração florestal.

Licenciamento Ambiental de Empreendimento Minerário

Desenvolvimento do Licenciamento Ambiental por meio da elaboração de estudos ambientais e monitoramento de aspectos dos meios físico, biótico e socioeconômico para atividade do segmento minerário, incluindo estradas de acesso e linha de transmissão no bioma da Amazônia, no estado do Pará.

Plano de Avaliação e Recuperação Emergencial

Desenvolvimento de um plano preventivo focado na criação de estratégias de recuperação de longo prazo, com o objetivo de estruturar as ações para um hipotético evento de rompimento. O objetivo foi avaliar os impactos sociais, ambientais e econômicos que possam surgir em decorrência de falha em estruturas de disposição de rejeitos, considerando a extensão dos danos locais e suas repercussões a médio e longo prazo, e engajar stakeholders na definição e implementação das ações de recuperação.