Curso de Coleta, Beneficiamento e Armazenamento de Sementes

Contexto

Na Década da Restauração Florestal das Nações Unidas, a cadeia da restauração florestal no Brasil enfrenta desafios para produzir adequadamente mudas de espécies nativas. No Brasil, são mais de 30.000 espécies vegetais nativas que potencialmente podem ser utilizadas na restauração florestal. Conhecer as melhores técnicas de coleta, beneficiamento e armazenamento de sementes de espécies nativas é um dos pontos centrais para a promoção de ações de recuperação ambiental de sucesso.

Metodologia

Foram realizadas aulas expositivas dialogadas e aulas práticas para que os cursistas pudessem compartilhar o aprendizado, refinar conhecimentos prévios e exercitar a habilidade de observação das sementes nativas encontradas em Unidades de Conservação (UCs) em Minas Gerais.

Resultados

Até o momento, cerca de 60 cursistas foram capacitados. O público-alvo é composto por servidores do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e de instituições parceiras que atuam diretamente na produção de mudas de espécies nativas de Minas Gerais. O objetivo é dar continuidade nas capacitações e atender todas as regiões de Minas Gerais, incluindo novos servidores e Unidades de Conservação, trazendo melhoria aos serviços de fomento florestal de Minas Gerais.

Status

Em andamento

Ano

2024 e 2025

Categoria

Flora

Outros Cases

Incêndios florestais

Desenvolvimento de plano e monitoramento de águas superficiais, sedimentos de fundo, solos, peixes, frutas e dossel em decorrência de aplicação de retardantes de chama em áreas em que se pretende realizar ações de mitigação de incêndios florestais no estado do Pará, Brasil.

Elaboração de Estudos Socioambientais

Desenvolvimento de Estudos Socioambientais para implantação de novas escolas públicas por meio de Parceria Público-Privada. Este projeto abrange a elaboração de diagnósticos, análise de restrições ambientais da área de inserção e legislações vigentes aplicáveis, considerando as recomendações voltadas às ações pertinentes e de boas práticas que garantam a adequada implantação dos projetos e consequentemente sua operação. 

Licenciamento Ambiental e Gestão de Processos Ambientais

A execução de estudos e atividades de licenciamento ambiental é essencial para garantir a conformidade e minimizar os impactos ambientais de projetos de infraestrutura energética, como linhas de distribuição de energia, subestações e usinas hidrelétricas. Esses empreendimentos frequentemente impactam ecossistemas sensíveis e áreas de preservação, exigindo uma análise detalhada e a aplicação de boas práticas ambientais em conformidade com as regulamentações vigentes.