Acompanhamento arqueológico de obras emergenciais

Contexto

Monitoramento das obras de descaracterização de barragens, visando a identificação de estruturas arqueológicas para prevenir possíveis impactos ao Patrimônio Arqueológico.

Metodologia

Atividades de caminhamento, por profissionais de Arqueologia, nas áreas afetadas pelas obras, identificação, isolamento e sinalização de bens arqueológicos, divulgação do conhecimento para colaboradores das obras e comunicado das ações preventivas aos órgãos competentes, por meio de ofícios e/ou relatórios técnicos.

Resultados

Prevenção dos impactos e divulgação do Patrimônio Arqueológico de Minas Gerais, atendimento às determinações legais do licenciamento ambiental e legislação específica de proteção ao Patrimônio Arqueológico.

Status

Concluído

Ano

2019

Categoria

Meio Ambiente

Outros Cases

Estudos espeleológicos em geral

Avaliação de potencial espeleológico, prospecção, estudos de área de influência, estudos de relevância, monitoramento em áreas de operação de mina, com objetivo de avaliar potenciais impactos.

Incêndios florestais

Desenvolvimento de plano e monitoramento de águas superficiais, sedimentos de fundo, solos, peixes, frutas e dossel em decorrência de aplicação de retardantes de chama em áreas em que se pretende realizar ações de mitigação de incêndios florestais no estado do Pará, Brasil.

Plano Integrado como estratégia de resposta à incêndio florestal

Altas temperaturas, material combustível e oxigênio formam a combinação perfeita para a ocorrência de incêndios florestais. No Brasil, esses eventos são mais comuns entre maio e outubro, devido à diminuição da precipitação e umidade relativa, além da intensificação dos ventos.