Investigação ambiental de passivos

Contexto

Desenvolvimento do Relatório de Avaliação Preliminar e do Plano de Investigação Confirmatória em áreas de minas paralisadas.

Metodologia

Levantamento de dados primários e secundários, incluindo, por exemplo, levantamento aerofotogramétrico temporal, de modo a caracterizar as alterações do uso e ocupação do solo na área alvo e no seu entorno; entrevistas e inspeções em campo. O Plano de Investigação Confirmatória é elaborado em função da disponibilidade, da qualidade dos dados e das informações obtidas, os quais  fundamentarão o Modelo Conceitual Inicial da Área – MCA, com seus diferentes níveis de incertezas.

Resultados

Por meio da coleta de dados e estudos desenvolvidos, almeja-se encontrar evidências, indícios ou fatos que permitam suspeitar da existência de contaminação nas áreas, verificando a necessidade ou não de continuidade da investigação (execução do Plano de Investigação Confirmatória).

Status

Concluído

Ano

2019

Categoria

Meio Ambiente

Outros Cases

Acompanhamento arqueológico de obras emergenciais

Monitoramento das obras de descaracterização de barragens, visando a identificação de estruturas arqueológicas para prevenir possíveis impactos ao Patrimônio Arqueológico.

Mobilização Social para Ações do PAEBM

Desenvolvimento de estratégias de mobilização e engajamento social das comunidades locais, para promover a ampla divulgação das informações sobre as ações do PAEBM – Programa de Emergência de Barragens de Mineração, viabilizando a participação popular na pauta de segurança e difundindo a cultura prevencionista.

Descaracterização de estruturas geotécnicas

Desenvolvimento de estudos, projetos e monitoramentos ambientais relacionados às obras de descaracterização de estruturas geotécnicas no estado de Minas Gerais, Brasil.