Plano Integrado como estratégia de resposta à incêndio florestal

Contexto

Altas temperaturas, material combustível e oxigênio formam a combinação perfeita para a ocorrência de incêndios florestais. No Brasil, esses eventos são mais comuns entre maio e outubro, devido à diminuição da precipitação e umidade relativa, além da intensificação dos ventos.

Metodologia

Desenvolvimento de um Plano de Resposta a Incêndios Florestais (PRIF), sendo necessário realizar uma análise integrada de dados históricos e informações sobre o território. Incluindo a coleta de dados primários e secundários, como características da vegetação, hidrografia, topografia, rotas de acesso e infraestrutura disponível.

Resultados

Com base na análise dos dados, foi possível estruturar um banco de dados geográfico que sustenta a elaboração de uma matriz de risco. Isso permitiu a criação de um PRIF eficiente, com recomendações como o incremento nos sistemas de monitoramento, otimização dos fluxos de comunicação e aprimoramento das equipes e estruturas de suporte.

Status

Concluído

Ano

2024

Categoria

Meio Ambiente

Outros Cases

Descaracterização de estruturas geotécnicas

Desenvolvimento de estudos, projetos e monitoramentos ambientais relacionados às obras de descaracterização de estruturas geotécnicas no estado de Minas Gerais, Brasil.

Investigação ambiental de passivos

Desenvolvimento do Relatório de Avaliação Preliminar e do Plano de Investigação Confirmatória em áreas de minas paralisadas.

Acompanhamento arqueológico de obras emergenciais

Monitoramento das obras de descaracterização de barragens, visando a identificação de estruturas arqueológicas para prevenir possíveis impactos ao Patrimônio Arqueológico.