Instrumentos financeiros sustentáveis são instrumentos de mercado – Debêntures, CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários), CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio), Fundos Garantidores de Crédito, Securitização, Empréstimos, Linhas de Crédito, Fundos de Investimento em que os recursos, ou um valor equivalente, serão aplicados exclusivamente para financiar ou refinanciar Projetos Verdes ou Sociais, ou a combinação deles, tornando-os assim, títulos sustentáveis. Este artigo abordará os mais conhecidos, quais sejam:
Green Bonds (Títulos Verdes – GBP)
Os chamados Green Bonds são títulos verdes que permitem a captação de capital e o investimento em projetos novos e existentes com benefícios ambientais, como ocorre com as tecnologias limpas, uso de recursos naturais, emissões de carbono, proteção da biodiversidade, poluição a título de exemplos. Os Princípios de Títulos Verdes (GBP) buscam apoiar os emissores no financiamento de projetos ambientalmente corretos e sustentáveis que promovam uma economia de emissões líquidas zero e protejam o meio ambiente. A GBP recomenda um processo claro e divulgação para os emissores, que investidores, bancos, subscritores, organizadores, agentes de colocação e outros podem usar para entender as características de qualquer Título Verde. A GBP enfatiza a transparência, precisão e integridade exigidas das informações que serão divulgadas e relatadas pelos emissores às partes interessadas por meio de componentes principais e recomendações-chave.
Em recente reportagem do Valor Econômico, Rita Azevedo abordou que a captação por parte da Petrobrás de US$ 1 bilão com bonds de dez anos, e taxa de 6,25%. O plano da companhia é recomprar até 6 títulos, sendo que duas delas – que vencem em 2023 e 3021 são prioritárias.
Social Bonds (Títulos Sociais – SBP)
Os Títulos Sociais são títulos de uso de recursos que arrecadam fundos para projetos novos e existentes com resultados sociais positivos. Os Princípios de Títulos Sociais (SBP) buscam apoiar os emissores no financiamento de projetos socialmente sustentáveis que alcancem maiores benefícios sociais, como ocorre com o acesso a (i) serviços essenciais – educação, saúde, serviços financeiros; (ii) infraestrutura básica – saneamento, água potável, energia, transporte; moradia, geração de emprego e renda e outros. A emissão alinhada ao SBP deve fornecer credenciais sociais transparentes juntamente com uma oportunidade de investimento. Ao recomendar que os emissores relatem o uso dos recursos do Social Bond, o SBP promove uma mudança radical na transparência que facilita o rastreamento de fundos para projetos sociais, ao mesmo tempo em que visa melhorar a percepção de seu impacto estimado. Tal como ocorre com o GBP, o SBP recomenda um processo claro e divulgação, assim como também enfatiza a transparência, precisão e integridade necessárias das informações que serão divulgadas e relatadas pelos emissores às partes interessadas por meio de componentes principais e recomendações-chave.
Sustainability Bonds
Os Sustainability Bonds são combinações dos dois outros títulos anteriormente abordados, quais sejam, Green Bonds e Social Bonds. Aplicam-se aqui os mesmos princípios. Válido destacar que os projetos financiados devem necessariamente levar em conta os dois temas (social e ambiental), já que vários projetos sociais podem impactar positivamente o pilar ambiental e vice e versa. Neste sentido, para que se possa caracterizá-lo como sustainability bond, é preciso que o projeto tenha objetivos sociais e ambientais claros, com metas específicas para cada um e todos os critérios de aprovação exigidos para cada tipo de título.
Sustainability–Linked Bonds
São títulos de dívida cujas características estruturais podem variar de acordo com metas de sustentabilidade previamente estabelecidas. Trata-se de um tipo inovador quando falamos em sustentabilidade e ESG, haja vista que nestes casos, o emissor se compromete com o atingimento de metas específicas e a estrutura do título pode variar conforme o atingimento destas metas. Ou seja, se a meta não for atingida, a taxa pode ser mais alta, por exemplo.
Todos os títulos, independentemente de quais sejam, precisam ser divulgados de forma clara, transparente, com uma governança por trás (“tone at the top”), atrelados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS. Todos precisam fazer Relatório de Impacto, conforme nos mostra o Infográfico abaixo, extraído do ICMA (International Capital Market Association)
Como empresa focada em soluções de sustentabilidade, a Clam pode apoiar a sua empresa na obtenção de um título sustentável. Venha conhecer mais nossas estratégias voltadas à sustentabilidade!