Liderança vem da palavra inglesa lead, que significa conduzir, dirigir, guiar, sendo o seu primeiro registro datado de 825 d.C. (SPECTOR, 2010). Para Robbins (2004), liderança é a capacidade de influenciar grupos para o alcance de objetivos. Liderar é um conjunto de habilidades desenvolvidas a fim de conduzir variados tipos de pessoas para um objetivo comum (LACOMBE, 1999). Segundo Bowditch (1999), a liderança pode ser entendida como um processo de influência, em que um sujeito ou grupo é orientado para o atendimento de metas estabelecidas pela organização. A liderança pode ser compreendida, ainda, com uma influência de uma pessoa sobre outra em dada situação, ao envolver comunicação humana, visando alcançar um ou mais objetivos (CHIAVENATO, 1999).
Antes de mais nada, de acordo com as normas ISOs, a liderança é um elemento fundamental, pois estabelece a direção e o propósito organizacional. Conforme definido no Capítulo 5 das Normas ISO, a liderança deve demonstrar comprometimento com a implementação e melhoria contínua do sistema de gestão. Isso implica em estabelecer uma visão clara, definir políticas e objetivos alinhados com os interesses das partes interessadas, e garantir que recursos adequados sejam alocados para alcançar esses objetivos, além de determinar responsabilidades e autoridades na organização.
O Papel da Liderança nas Normas ISO e no Compromisso Organizacional
O comprometimento organizacional, conforme exigido pelas normas ISO, vai além de simplesmente cumprir requisitos legais ou regulamentares. Envolve engajar todos os níveis da organização na consecução dos objetivos da qualidade e na conformidade com as normas estabelecidas. Isso inclui a participação ativa dos colaboradores, a promoção de uma cultura de responsabilidade e a integração dos princípios e propósitos em todas as atividades organizacionais.
Desta forma, de acordo com o IBGC, as transformações de sucesso têm seis pontos em comum: engajamento e comprometimento da Alta Direção; apoio do conselho e dos acionistas; rapidez no processo de mudança; criação de uma narrativa convincente para a necessidade de transformação; coragem para tomada de decisões difíceis; e envolvimento de todas as áreas da empresa no processo de inovação.
Todavia, dentro de uma organização, os líderes são o elo primordial interferente em seu desempenho, tidos como identificadores e comunicadores de valores coletivos, asseguram recursos para as pessoas internamente e ouvem a maior parte do tempo, pois são modeladores e defensores de culturas voltadas para a performance. Esses profissionais movem equipes para servirem ao bem comum, muitas vezes, em detrimento de objetivos pessoais, considerando que a liderança menos direta é favorecida pela orientação de exemplos e de uma comunicação e visão de valores estimulantes, muito mais alicerçada em escutar e cuidar dos seguidores.
A Relação entre Liderança e Sustentabilidade no Contexto ESG
No cenário econômico atual, há um aumento significativo na demanda dos consumidores por práticas empresariais que priorizem a responsabilidade social, promovam uma liderança mais humanizada e se comprometam com a sustentabilidade, governança e responsabilidade social.
Assim, organizações que têm iniciativas voltadas para as práticas empresariais mais sustentáveis e socialmente responsáveis tornam-se, cada vez mais, competitivas e em destaque perante o mercado financeiro e suas partes interessadas, tanto internas quanto externas. Frente a isso, a liderança possui um papel relevante para estabelecer as diretrizes, criar a cultura organizacional para a valorização da sustentabilidade, engajar seus respectivos colaboradores e dispor dos recursos.
Semelhantemente, a relação entre Liderança e Comprometimento, conforme determinado nas normas ISO dos Sistemas de Gestão Integrado, alinhada aos princípios ESG, representa uma estratégia necessária para as organizações que buscam atender às demandas do Mercado Financeiro, e, indo além, às expectativas de suas partes interessadas, garantindo também a sustentabilidade empresarial.
Benefícios da Integração da Liderança e do SGI nas Práticas ESG
Para garantir a excelência em suas ações, o SGI fornece a estrutura necessária para o comprometimento da Alta Direção com seus processos internos e com suas partes interessadas externas, tendo como base:
- Liderança Comprometida:
- Uma liderança comprometida com os princípios ESG é fundamental para direcionar a empresa na adoção de práticas mais sustentáveis e responsáveis.
- Líderes com propósito estabelecem metas relacionadas ao ESG e comunicam de forma clara e transparente a importância desses objetivos para toda a organização.
- A liderança exemplar inspira os colaboradores a se engajarem ativamente na implementação das iniciativas ESG e a integrarem esses princípios em suas atividades diárias.
- Comprometimento do Sistema de Gestão Integrado (SGI):
- O SGI fornece a estrutura necessária para integrar os princípios ESG nas práticas operacionais da empresa.
- Através do SGI, as empresas podem estabelecer políticas, procedimentos e indicadores de desempenho relacionados ao ESG, garantindo uma abordagem sistêmica e consistente.
- O comprometimento com o SGI envolve a alocação de recursos, o treinamento de pessoal e a implementação de sistemas de monitoramento e controle para garantir a conformidade com os requisitos ESG.
- Benefícios da Integração Liderança SGI com práticas ESG:
- A integração bem-sucedida dos princípios ESG através da liderança e do SGI pode resultar em uma série de benefícios, incluindo a melhoria da reputação da empresa, a redução de riscos financeiros e operacionais e o aumento da competitividade no mercado.
- Além disso, empresas comprometidas com o ESG são mais atraentes para investidores, consumidores e talentos, o que pode levar a uma melhor performance financeira e sustentabilidade a longo prazo.
Integração ESG
Ao integrar os princípios ambientais, sociais e de governança em todas as suas áreas e processos, através de um Sistema de Gestão Integrado robusto, apoiado pela Liderança comprometida e com propósito, os benefícios são diversos: confiança de suas partes interessadas, fortalecimento da sua marca no mercado, além do fato de a organização tornar-se um agente de mudança responsável capaz de influenciar positivamente seu ambiente operacional como um todo.