WEB SCRAPPING

(Código para construção de banco de dados de outorgas superficiais e subterrâneas)

Os certificados de usos outorgados são disponibilizados publicamente através do site do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) do estado de Minas Gerais. As informações são dispostas em centenas de arquivos, dificultando o download, compilação e análise dos pontos de interesse do usuário.

Nesse sentido, foi desenvolvido um código em linguagem de programação R para coleta automatizada desses documentos em *.pdf e realização de um scrapping, extraindo de forma otimizada as informações necessárias para constituição do banco de dados dos usos de água, a fim de atender estudos de outorga.

O código realiza uma varredura nos documentos, considerando padrões de nomenclaturas, tais como: Portaria, Finalidade, Município, Localização (latitude e longitude) Tipologia (superficial ou subterrânea), Curso d’água (quando for o caso), Poço tubular (quando for o caso), Bacia hidrográfica e Prazo de validade. Dessa forma, é possível montar um banco de dados organizado, possibilitando a atualização contínua das informações.

Outras do Blog

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA RURAL: O QUE É? COMO FAZER?

A regularização fundiária rural no Brasil, conforme a Constituição Federal e Leis Federais, assegura a função social da propriedade, o direito à moradia e um meio ambiente equilibrado. Esse processo inclui medidas jurídicas e ambientais para garantir segurança territorial e combater grilagem e desmatamento ilegal. A regularização facilita o acesso ao crédito rural e valoriza o patrimônio com o título definitivo da terra. A Clam Meio Ambiente oferece uma equipe especializada para apoiar a regularização fundiária e outras obrigações legais dos imóveis rurais.

CIANOBACTÉRIAS E MUDANÇAS CLIMÁTICAS: ALIADAS INVISÍVEIS OU AMEAÇAS EMERGENTES?

Saiba o que são cianobactérias e como as mudanças climáticas afetam o meio ambiente.

O SGI como Ferramenta Importante para a “Bola da Vez”: O ESG  

A integração do Sistema de Gestão Integrado (SGI) e os critérios ESG proporciona uma abordagem holística para a gestão sustentável nas organizações. Enquanto o SGI estrutura a gestão da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, o ESG adiciona critérios ambientais, sociais e de governança, promovendo uma operação transparente e responsável. Juntos, SGI e ESG melhoram a eficiência operacional, fortalecem a reputação corporativa e atraem investidores, destacando-se como uma estratégia essencial para a sustentabilidade empresarial.