LOGGEREADER

A ferramenta loggeReader (acrônimo de “Leitor de Dados Logger”) foi idealizada para otimizar a constituição do banco de dados de nível de água em estações fluviométricas operadas pela CLAM.

O banco de dados é alimentado com registros de pressão absoluta e atmosférica adquiridos nos sensores, bem como por leituras diretas nas réguas linimétricas, na seção fluvial monitorada.

Dessa forma, a ferramenta loggeReader foi idealizada para trabalhar com mineração dos registros em formato de texto utilizando a linguagem de programação R com interface web por meio da biblioteca shiny e construir um banco de dados histórico.

Esta ferramenta foi registrada juntamente ao INPI sob o processo nº: BR512022003541-3.

Outras do Blog

Girinos como bioindicadores da qualidade dos ambientes aquáticos em Campos Rupestres

Conheça mais sobre os girinos, sua importância ecológica, papel como bioindicadores e os desafios.

POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS: INCLUSÃO E DIÁLOGO

A Clam atua na inclusão de povos e comunidades tradicionais no licenciamento ambiental, promovendo diálogo social, respeito aos direitos humanos e sustentabilidade.

ESG X SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA

O ESG, que abrange práticas ambientais, sociais e de governança, surgiu em 2004 como uma resposta ao desafio da ONU para integrar essas questões no mercado de capitais. Esse conceito visa não apenas gerar lucro, mas também criar valor para as partes interessadas, promovendo sustentabilidade a longo prazo. O ESG está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e é fundamental para a perenidade das empresas, pois conecta práticas sustentáveis com uma governança robusta e responsável. A sustentabilidade corporativa, originada do desenvolvimento sustentável, complementa o ESG ao focar no uso estratégico dos recursos naturais para garantir a autonomia das próximas gerações.