Licenciamento Ambiental Empreendimento Minerário

Contexto

Desenvolvimento do Licenciamento Ambiental por meio da elaboração de estudos ambientais e monitoramento de aspectos dos meios físico, biótico e socioeconômico para atividade do segmento minerário, incluindo estradas de acesso e linha de transmissão no bioma da Amazônia, no estado do Pará.

Metodologia

Para a realização dos estudos, considerou-se equipe multidisciplinar capacitada para a execução de serviços diversos, como:

  • Gestão Ambiental;
  • Monitoramento de Flora e Fauna locais;
  • Monitoramento de Aspectos do Meio Físico (Vibração, Qualidade do Ar, Recursos Hídricos etc.);
  • Obtenção de Dados Socioeconômicos das Comunidades.

Resultados

Os principais resultados observados até o momento são: atendimento eficiente de demandas regulatórias do Licenciamento Ambiental; geração de dados ambientais pertinentes para a sociedade; e fornecimento de informações imprescindíveis para tomada de decisão, visando a sustentabilidade da atividade licenciada.

Status

Em Andamento

Ano

2025

Categoria

Meio Ambiente

Outros Cases

Monitoramento Hidrossedimentológico

O monitoramento hidrossedimentológico é essencial para avaliar os impactos ambientais decorrentes da sedimentação, erosão e suas consequências nos ecossistemas aquáticos. Esses processos afetam a qualidade da água, a dinâmica sedimentológica e a biodiversidade aquática, comprometendo a saúde ambiental de reservatórios e outros corpos hídricos.

Acompanhamento arqueológico de obras emergenciais

Monitoramento das obras de descaracterização de barragens, visando a identificação de estruturas arqueológicas para prevenir possíveis impactos ao Patrimônio Arqueológico.

Elaboração de Estudos Socioambientais

Desenvolvimento de Estudos Socioambientais para implantação de novas escolas públicas por meio de Parceria Público-Privada. Este projeto abrange a elaboração de diagnósticos, análise de restrições ambientais da área de inserção e legislações vigentes aplicáveis, considerando as recomendações voltadas às ações pertinentes e de boas práticas que garantam a adequada implantação dos projetos e consequentemente sua operação.