FÓRUM CONEXÃO ESG – Pará 2025

Nos dias 07 e 08 de outubro, Belém foi palco do Fórum Conexão ESG – Pará, evento que reuniu especialistas e representantes de instituições públicas, empresas e comunidades para discutir os rumos do licenciamento ambiental e os desafios da agenda ESG no estado.

Realizado no Grand Mercure Belém do Pará, o encontro foi promovido pela Clam, GWS Engenharia e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (SEMAS/PA), consolidando uma parceria estratégica em prol do desenvolvimento sustentável e da governança ambiental no Estado.

Durante dois dias de programação, os participantes acompanharam painéis e palestras sobre temas fundamentais, como governança e participação social em territórios sensíveis, fortalecimento de comunidades, gestão de emergências e licenciamento de projetos com barragens, além de debates sobre o panorama global dos estudos ambientais e o papel da engenharia na sustentabilidade futura.

Um dos pontos altos do evento foi o painel sobre a agenda climática e os preparativos para a COP 30, reforçando o protagonismo do Pará nas discussões globais sobre meio ambiente e sustentabilidade.

“O Pará quer consolidar um modelo de governança baseado em dados integrados, que conecte as práticas empresariais de ESG com o licenciamento ambiental e as políticas públicas. A transição justa só é possível quando há governança, cooperação e inclusão social. Esse é o modelo que estamos construindo no Pará”,

afirmou o Secretário Adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da SEMAS/PA, Rodolpho Zahluth Bastos.

imagem_2025-10-23_113710668

Com uma ampla adesão do público técnico e institucional, o Fórum reforçou a importância de construir soluções conjuntas para que o desenvolvimento econômico do Pará avance em sintonia com a responsabilidade social e ambiental.

“O evento foi idealizado pela Clam, GWS Engenharia e pela SEMAS. A partir de conversas com a Secretaria, percebemos como seria importante promover um encontro técnico que conectasse dois temas essenciais: o licenciamento ambiental e a sustentabilidade corporativa dentro da agenda ESG. Foi um evento estritamente técnico, com caráter de aproximação entre as equipes e os assuntos.

O objetivo é fazer com que a sociedade paraense e os empreendedores que atuam no Estado do Pará possam colher os frutos das sementes plantadas nesses dois dias de fórum”, evidenciou o Diretor Comercial, Comunicação e Marketing da Clam, Rodrigo Lisboa Costa.

A primeira edição do Fórum Conexão ESG – Pará marca um passo importante na integração entre o setor público e o privado, reforçando o papel da ciência, da técnica e do diálogo como bases para um futuro mais sustentável.

“Foi um momento importante de reflexão — um convite para construirmos agora um futuro diferente. Conversamos sobre sustentabilidade e sobre como desenvolver estratégias para uma nova perspectiva da indústria e da mineração. A GWS, nesse evento, reafirma seu compromisso com a excelência técnica e com estratégias que agreguem valor para todas as partes envolvidas, com um olhar renovado para o futuro.” ressaltou Guilherme Silva, Engenheiro Civil da GWS Engenharia. Com debates qualificados e a presença de especialistas de referência, Belém se consolida como um dos centros mais relevantes nas discussões sobre sustentabilidade e transição climática, em preparação para sediar a COP 30.

O Fórum Conexão ESG – Pará foi um evento que consolida Belém como centro de debates sobre sustentabilidade e transição climática, fortalecendo o papel do estado na preparação para sediar a COP 30.

Confira o website do evento: materiais.clam.com.br/forumconexaoesg Realização – CLAM / GWS ENGENHARIA / Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (SEMAS/PA).

Serviço Evento: Fórum Conexão ESG – Pará Data: 07 e 08 de outubro de 2025 – às 8h30min Local: Grand Mercure Belém do Pará Realização: Clam | GWS Engenharia | SEMAS/PA Mais informações: comunicacao@clam.com.br Jornalista: Diane Mazzoni (31) 98887.4942 / Daniel Domiciano (31) 99666.7425

Autor

Outras do Blog

NOVA TÉCNICA PARA REDUZIR DISPOSIÇÃO DE REJEITOS EM BARRAGEM PASSA POR LICENCIAMENTO EM MINAS

Uma nova técnica de aproveitamento de rejeitos da mineração passou por licenciamento e será usada em Minas Gerais para reduzir a disposição de rejeitos na barragem de Miraí, na Zona da Mata. O projeto denominado “Planta de Beneficiamento Móvel e Tecnosolo” consiste em uma unidade móvel que permite o beneficiamento do minério na própria mina. A concentração de minério de alumínio ocorrerá associada a uma tecnologia desenvolvida para produzir o chamado tecnosolo, que será posteriormente utilizado na reabilitação ambiental das áreas mineradas.

A IMPORTÂNCIA DOS DIREITOS HUMANOS PARA AS ORGANIZAÇÕES

Integrar direitos humanos nas estratégias ESG é vital para promover práticas empresariais éticas, inclusivas e sustentáveis. Organizações que adotam essas políticas demonstram comprometimento com a responsabilidade social e impactam positivamente tanto suas operações quanto a sociedade.

MONITORAMENTO DA FAUNA AMEAÇADA

O monitoramento de fauna silvestre refere-se às atividades realizadas para avaliar e acompanhar a presença, distribuição, abundância e comportamento da fauna nativa ou migratória em áreas de influência de empreendimentos e atividades sujeitas ao licenciamento ambiental, que são consideradas efetiva ou potencialmente causadoras de impactos à fauna.